Expressivo público comparece à Feira de Oportunidades do Senac

Com o título “Qual o seu projeto de vida?”, o Talk Show contou com a presença de quatro convidados que falaram sobre suas experiências 

Grande número de estudantes do ensino médio prestigiaram a Feira de Oportunidades do Senac

Às 10h da manhã de ontem, iniciou a Feira de Oportunidades do Senac, que aconteceu simultaneamente em outras quarenta cidades do Estado, tendo aproximadamente 80 mil participantes.

O evento contou com a presença de alunos de diversas escolas da cidade, que lotaram as dependências do Clube Cruzeiro do Sul. A diretora da unidade do Senac em Sant’Ana do Livramento, Patrícia Wortmann, iniciou o Talk Show apresentando um vídeo introdutório e, ao mesmo tempo, instigando os expectadores com perguntas como “O que você tem como objetivo, um emprego ou um trabalho?” e “A vida é curta. Por isso, curta a vida”.

O principal objetivo do talk-show era debater, juntamente com os estudantes, o futuro e o mercado de trabalho no qual eles irão se inserir nos próximos anos, e fazê-los refletir sobre a necessidade do planejamento em cada uma das ações.

Para expor sua opinião sobre o mercado de trabalho e contar experiências próprias, os convidados à mesa foram: Sérgio Oliveira – empresário e presidente da ACIL, Cintia Martinez – Presidente do Comitê Regional do PGQP, Luis Edgar de Araújo Lima – Coordenador Acadêmico da Universidade Federal do Pampa, e Ney Edilson Fernandes – Delegado Regional do CRA – Conselho Regional de Administração, mediados pela locutora Clarisse Acauan.

Sérgio Oliveira iniciou os comentários analisando o profissional moderno. Para ele, o trabalhador de hoje deve ser multitarefa, uma exigência do mercado de trabalho do século XXI. Porém, é importante que o indivíduo mantenha o autorrespeito e a autodisciplina dos limites, priorizando “ser feliz”, independentemente da profissão.

Cíntia Martinez contou que chegou onde está hoje partindo de um sonho, e salientou que o mais importante é buscarmos o que queremos, ainda que o cenário atual seja um pouco diferente disso. Para ela, todo profissional deve trilhar um caminho, que nem sempre é reto, mas que ensina. Além disso, Cintia destacou que receber estímulos é um aspecto importante, mas o jovem deve lembrar que só ele escolhe o caminho que quer seguir.

Luis Edgar de Araújo Lima já percebe o profissional de hoje como multifocal, aquele que faz várias coisas, mas não esquece do lazer e diversão: “É possível se dividir entre trabalho, escola e diversão, basta qualificar o tempo”. Luis Edgar de Araújo Lima ainda citou uma frase para ilustrar sua ideia: “Sem objetivos bem definidos, somente por acaso chegaremos a algum lugar”.

Ney Edilson Fernandes lembrou da conhecida sigla “CHA” – Conhecimento, Habilidade e Atitude – como qualidades que os profissionais devem possuir. “Mas a mais importante delas é a atitude. A atitude é o diferencial das pessoas”, completa. Ney também destacou que na nossa cidade precisamos de lideranças: “Todas as organizações estão à procura de líderes”, apontou.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.