PDT cria comissão própria para discutir coligações

A comissão: Roni Dário, Alberto Quines, Gilbert Gisler, Zilásio Vaqueiro, Marcírio Silva e Sérgio Moreira

O PDT santanense pretende começar a se reunir, nesta próxima semana, com os partidos que manifestaram interesse formal em discutir uma possível caminhada conjunta nas próximas eleições. Os contatos serão feitos por um grupo de dirigentes e filiados do partido, eleitos pelo Diretório Municipal, depois que o PDT recebeu convites por escrito de outros partidos para conversar sobre as eleições municipais.

A comissão, integrada pelo próprio presidente do partido, Marcírio da Silva, pelo vereador Sérgio Moreira e ainda pelos trabalhistas Roni Dário, Gilbert Gisler, José Alberto Quines e Zilásio Vaqueiro, foi eleita em reunião ordinária do Diretório pedetista, realizada no dia 17 deste mês. O Diretório também discutiu bases para orientar a posição que o PDT terá na conversa com outros partidos, em relação às próximas eleições.

Segundo o presidente Marcírio da Silva, na próxima semana o partido estará mantendo contatos com as agremiações que formalizaram proposta de conversação, para marcar datas para um primeiro encontro. “O primeiro partido com o qual vamos conversar, por uma questão de afinidade administrativa e também porque foi o primeiro a manifestar interesse em conversar com o PDT sobre a possibilidade de continuar uma caminhada conjunta, é com o PSB. Depois, vamos atender aos convites feitos pelos outros partidos”, revela Marcírio.

Como a segunda proposta recebida pelo PDT partiu do PTB, será a agremiação com a qual a comissão procurará conversar na sequência. Entre as demais propostas recebidas, o Diretório, porém, já indicou que não vai conversar com todos os partidos sobre coligação. “Respeitamos democraticamente todas as siglas, mas temos discutido internamente aspectos programáticos e ideológicos. Nosso foco é o trabalho em favor da comunidade, e esse tem que ser o foco principal, também, dos partidos com os quais aceitamos conversar”, define o presidente trabalhista.

Proporcional

A reunião do Diretório Municipal também discutiu a formação da nominata do partido para as eleições proporcionais. Segundo Marcírio, o PDT possui uma das relações mais fortes em Livramento. A definição da nominata deve acontecer até o dia 20 de maio, como resultado das discussões internas do Diretório, que deverá homologar a relação, após, na convenção municipal de junho.

O presidente do partido lembra, também, que uma novidade instituída na legislação eleitoral, para este ano, é a da inexistência de candidatura nata. Isso quer dizer que, mesmo os atuais vereadores, precisarão ter suas candidaturas homologadas pela Convenção partidária. Segundo ele, o PDT tem recebido orientação e esclarecimentos permanentes do setor jurídico estadual do partido, com base na legislação e também nas definições tiradas do último encontro estadual do PDT, realizado em Livramento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. rubem colman

    TCHE, TÁ BRABA ESSA SEDE, PARECE QUE NÃO TEM TELHADO. VÃO ALUGAR UMA GARAGEM .KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.