Quinta-feira, 26 de Abril de 2012

Cem anos da Expo-feira de Bagé

O município de Bagé comemora, em outubro, os cem anos da Expo-feira do município, a maior mostra de gado rústico do País e uma das mais importantes de nosso Estado. Estive reunido, nesta semana, com representantes da diretoria da Associação/Sindicato Rural e com o prefeito do município, Luís Eduardo Colombo, ocasião em que tratamos do apoio do Governo do Estado ao evento. Já estamos trabalhando para contribuir na realização de uma grande festa.

Viabilização de assentamentos

Aproveitando minha passagem por Bagé, reuni com lideranças representativas do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). Discutimos a participação da Secretaria da Agricultura em programas de desenvolvimento da região, cuja maior característica é a existência de 66 assentamentos da Reforma Agrária, onde foram instaladas 3,1 mil famílias. Vamos atuar juntamente com os municípios de Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado e em parceria com o Governo Federal na construção de um programa de irrigação, no fortalecimento da bacia leiteira e na busca por melhorias para as estradas. No que se refere a irrigação, já mantive contato com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que se mostrou receptivo. Para a Bacia Leiteira, vamos trabalhar na elaboração de projeto orçado em três milhões de reais, sendo dois oriundos de emenda do deputado Dionilson Marcon ao Orçamento da União e um milhão Dops cofres estaduais. No que se refere às estradas, vamos solicitar ao governador Tarso Genro que autorize a elaboração, por técnicos do Estado, do projeto da Transcampesina, que ligaria a BR 153 a Herval, passando pelas regiões de assentamentos.

Uma nova ferramenta

Colocamos à disposição dos pecuaristas de todo o Estado, nesta semana, uma nova ferramenta de trabalho. Este instrumento, embora sendo um primeiro passo, nos coloca no caminho da modernização que estamos trilhando na Secretaria da Agricultura. A partir de agora, será possível consultar, pela internet, ou por telefones celulares apropriados, o saldo de estoque de animais nas propriedades, as movimentações, as vacinas e outras informações que constam na “ficha” do produtor nas inspetorias veterinárias. Isso é só o começo. Queremos e vamos conquistar muito mais, explorando as possibilidades que nos oferecem o mundo da informática. Na terça-feira, em reunião com a Diretoria e Comissão de Pecuária da Farsul, apresentamos à entidade este novo módulo do nosso Serviço de Defesa Agropecuária e também discutimos questões relacionadas com a rastreabilidade.

Intercâmbio com a Austrália e Nova Zelândia

Estive reunido nesta semana, em Brasília, com os embaixadores da Austrália e da Nova Zelândia, Brett Hackett e Jeff Mcalister, respectivamente. Fui tratar da montagem da agenda de uma missão àqueles países, que será feita entre junho e julho, com a participação de produtores, empresários e representantes do Governo Gaúcho, com o objetivo de conhecer os sistemas de produção da pecuária de corte e pecuária de leite. Queremos saber, especialmente, dos modelos de rastreabilidade adotados. Mas, o mais importante, foi o que nos contou o embaixador Mcalister. Segundo ele, há interesse de investidores neo-zelandeses em construir parcerias com o nosso Estado, especialmente na ovinocultura. Vamos aproveitar a viagem para aprofundar esta possibilidade que poderá trazer ganhos importantes para nossos produtores e para o nosso estado.

Observatório da FAO

Propomos ao Diretor Geral da FAO, José Grazziano da Silva, em encontro ocorrido em Buenos Aires, a instalação de um observatório da organização em nosso Estado, similar aos que funcionam na Colômbia, Panamá e Barbados. Com o aval de Grazziano, demos andamento ao projeto, discutindo com o ministro Milton Randó, Coordenador-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores e com a secretária do Ministério do Desenvolvimento Social, Maya Takagi. O observatório nos subsidiaria na construção de um planejamento estratégico, focado na integração de políticas públicas, objetivando o fornecimento aos produtores rurais de dados e análises estratégicas para orientá-los na tomada de decisões.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.