Candidatos consideraram difícil o concurso do magistério

A prova do Magistério exigiu conhecimento e atenção para resolver as questões

Cláudia Silveira (C), de Rosário do Sul, veio fazer o concurso na companhia da mãe Regina, da irmã Queli e da amiga Gabriela

A descontração marcou a chegada dos candidatos aos locais das provas para o concurso estadual do magistério, logo após as 13 horas. Na saída, o aspecto era outro, de preocupação e até cansaço, em alguns casos. As provas são divididas em: Língua Portuguesa, Conhecimentos Pedagógicos e Legislação e Conhecimentos da área e habilitação do candidato.

“A prova foi bem difícil”, disse Carla Madalena Viana dos Santos, que fez para as séries iniciais. Para ser uma boa professora é necessário estar atualizada e aberta às novas experiências, “aprendemos muito com os alunos”.

Claudia Silveira, de Rosário do Sul, que estava acompanhada da mãe Regina e da irmã Kely, concorda que o concurso exigiu bastante atenção e conhecimento “um concurso de qualidade, bem elaborado”. Outro candidato, para as séries iniciais, Francisco Moreno Ferreira salientou que a prova de Português foi tranquila, porém a parte dos conhecimentos específicos exigiu estudo e atualização.

Para Vânia Maria Dargélio Ferrão, o concurso foi cansativo, principalmente as perguntas relacionadas aos pensadores pedagógicos. Mesmo assim, está otimista em relação à aprovação e espera ser chamada. “Passei em vários concursos e nunca fui nomeada”. A candidata já leciona em duas escolas, uma particular e outra municipal. Em sua opinião, a professora além de passar conhecimentos, precisa preparar o aluno para a vida. Nessa missão é fundamental a interação entre escola e família, salientou.

Com experiência pedagógica, Solange Carrasco de Oliveira, reconhece que teve dificuldade para identificar o pensamento de novos teóricos da educação. Os mais tradicionais, foi fácil. “Quem se preparou e está atualizado, tem grandes chances de passar”, afirmou.

Nesse sentido, Rosemeri Pacheco, acrescentou “quem terminou o magistério há pouco e lê muito sobre temas do momento e específicos da educação, fez uma boa prova”.

Vânia Maria Dargelio Ferrão

Gabarito e aprovados

As provas do concurso do magistério em Livramento foram realizadas nas escolas estaduais General Neto, Professor Liberato Vieira da Cunha, Dr. Carlos Vidal de Oliveira, Alceu Wamosy e Rivadávia Correa. Realizaram o concurso candidatos dos Municípios da área de atuação da 19ª Coordenadoria de Educação, que engloba Quaraí ,Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul , Santana do Livramento e São Gabriel.

Em todo o Estado, 69.614 mil inscritos concorreram a 10 mil vagas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Indígena e Educação Profissional. O gabarito deverá ser anunciado em 19 de abril, e a lista de aprovados está prevista para sair em até 20 dias.

As nomeações dos candidatos selecionados deverão ser feitas entre agosto e setembro deste ano.

Todas essas informações poderão ser consultadas no site da FDRH- Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos da fundação www.fdrh.rs.gov.br

Carla Madalena Viana dos Santos

Francisco Moreno Ferreira

Solange Carrasco de Oliveira

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.