Almoço em família na sexta-feira santa? Confira nossas receitas

Confira na matéria abaixo, quatro variações de cardápio que podem ser feitas em casa sem muito esforço

Bacalhau a Gomes de Sá: prato mais tradicional realizado por grande parte das famílias

Se você não pretende ir a nenhum restaurante neste feriado de sexta-feira santa, vale a pena conferir algumas receitas de pratos que podem ser feitos em casa, sem muita dificuldade mesmo por aquelas pessoas que não costumam elaborar pratos mais sofisticados na cozinha. A reportagem do jornal A Plateia seleciuonou receitas de fácil compreensão e também execução, para que nossos leitores possam dar um toque especial a sua sexta-feira.

A primeira delas é o “Bacalhau à Gomes de Sá”, ele é um prato alourado no forno, formado por uma mistura de lascas de bacalhau amaciadas em leite, batatas cozidas e um refogado ligeiro. É enfeitado com ovo cozido, salsa e azeitonas.

Ele leva em sua receita, os seguintes ingredientes: 800 g bacalhau demolhado, 1 kg batatas grandes, 3 ovos cozidos, 3 cebolas, 3 dentes alho, azeite, 1 ramo salsa, sal, pimenta e azeitonas pretas. Com antecedência escalde as postas de bacalhau durante 3 minutos, limpe-as de peles e espinhos e separe em lascas. Coloque-as num recipiente, cubra com leite quente e deixe repousar cerca de 1 hora. Ao mesmo tempo cozinhe as batatas inteiras e com pele em água temperada com sal grosso, mais ou menos 35 minutos conforme o tamanho. Não deixe cozinhar demais. Deixe arrefecer um pouco, descasque-as e corte-as em pedaços pequenos. Descasque e corte as cebolas em meias luas e coloque-as num tacho largo e refogue-as em azeite, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas. Ligue o forno à 200º. Junte as batatas e o bacalhau misturando o conjunto levemente para não desmanchar muito, mas ficar incorporado na cebolada sem refogar (por isso o tacho largo). Verifique o sal e tempere com pimenta. Coloque num tabuleiro e leve ao forno por 15 minutos, para dourar. Retire do forno e decore com ovos cozidos às rodelas ou picados, salsa picada e azeitonas pretas.

Bacalhau a Margarida da Praça: o peixe é assado na brasa ou na chapa

Sirva quente. Nossa segunda sugestão é o “Bacalhau a Margarida da Praça”, seus ingredientes são: 4 postas de lombo de bacalhau, 1 kg batata, 3 cebolas grandes, 3 dentes alho, 1 ramo de salsa, azeite, pimenta e azeitonas pretas. O passo a passo do preparo consiste nas seguintes etapas: asse os lombos de bacalhau na brasa ou na chapa. Refogue em azeite o alho previamente picado e cebola em rodelas muito finas. Tempere com pimenta. Cozinhe as batatas com pele cerca de 25 minutos, quando estiverem cozidas descasque-as e corte-as em rodelas grossas. Numa travessa funda coloque as batatas, por cima os lombos de bacalhau, regue tudo com o refogado, decore com a salsa e azeitonas e sirva de imediato. A terceira opção são as “Almondegas de Bacalhau”. A receita leva em sua elaboração bacalhau cozido e triturado juntamente com alho, salsa, ovo, pão, leite e batata formando uma pasta que é frita e, em seguida vai ao forno. É acompanhado de uma salada verde. Inicie lavando bem as batatas e cozinhando-as com casca em água temperada com sal durante 35 minutos. Passado esse tempo, escorra-as descasque-as e esmague-as com um garfo. coza o bacalhau no leite cerca de 5 minutos. Depois de cozido escorra-o, (reserve o leite) tire-lhes a pele e espinhas e parta-as. Descasque os alhos e pique-os, escolha e lave a salsa, parta o miolo de pão aos bacadinhos e ponha-os numa taça, verta o leite que reservou sobre o pão. Junte os alhos, a salsa e o bacalhau. Triture tudo até formar uma pasta. Misture esta pasta com o puré de batata e envolva com o ovo batido. Tempere com sal e pimenta. Molde pequenas bolas e passe-as por farinha e frite-as em azeite quente. Escorra-as sobre papel absorvente e coloque-as num pirex.4Leve ao forno aquecido a 200º durante 20 minutos. Sirva quente com uma salada verde.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.