Padres renovam votos de sacerdócio durante missa presidida pelo bispo dom Gilio Felício

Na missa especial presidida pelo bispo da Diocese de Bagé, dom Gilio Felício, na sede da igreja Santa Terezinha, ontem em Livramento, padres fizeram a renovação de seus votos, logo após a bênção aos óleos

 

Bispo dom Gilio Felicio logo após a bênção dos óleos

Com um público considerável, foi realizada ontem em Livramento a Missa dos Santos Óleos, também denominada Missa do Crisma, presidida pelo bispo da Diocese de Bagé. Ante o Deus e o público, os padres das paróquias pertencentes a diocese renovaram seus votos de sacerdócio, durante a celebração, a qual marcou também pelos destaques feitos pelo bispo.

 

Foi a primeira vez, ao que se tenha notícia – que a Missa dos Santos Óleos realizou-se em Sant’Ana do Livramento.

Normalmente realizada na Quinta-feira Santa a missa de ontem foi desenvolvida a fim de possibilitar que todos estivessem presentes, tanto sacerdotes e diáconos, quanto crismados, padrinhos e familiares. Os pontos altos da celebração são a Bênção dos Santos Óleos, que são os óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo e, logo depois, a sequência dos ritos, com a renovação das promessas sacerdotais por parte dos sacerdotes diante do bispo. No rito inicial, os óleos são levados ao altar, e daí segue o rito próprio para cada, previstos na Consagração do Crisma ,o óleo do Crisma é usado na Missa da Confirmação. O bispo derrama os perfumes e confecciona o óleo do Crisma em silêncio, a não ser que o óleo já tenha sido preparado, o que é possível. Após, ele invoca a Oração de Consagração. Para cada óleo, há uma oração de bênção específica.

Amor foi a palavra utilizada pelo bispo dom Gilio para definir, durante os ritos finais da bênção dos óleos e, a seguir, referindo-se aos sacerdotes presentes e sua missão, propagar a mensagem principal da missa. O bispo elogiou a dedicação dos padres aos trabalho em cada paróquia.

Nesse momento da missa, dom Gilio chamou, para um breve depoimento, o padre André, que em 2013 completa 60 anos de sacerdócio. Cada sacerdote fez o rito de renovação, sendo encaminhada a conclusão da missa, com a oração final.

“Quero pedir que vocês orem por nós, pelo nosso trabalho” – disse o bispo dirigindo-se à assistência.

 

 

Fiéis da paróquia, famílias e convidados marcaram presença na missa da manhã de ontem

No primeiro plano, padre André, com 59 anos de sacerdócio e um dos mais jovens sacerdotes da Igreja Católica, padre Felipe

 

 

Padre André: rumo aos 60 anosde trabalho no ofício sacerdotal

Em breves palavras, o padre André Gomes Munhós – Vigário da Paróquia Sagrada Família – Bagé e Nossa Senhora do Patrocínio – Dom Pedrito, manifestou sua alegria pela dedicação de 59 anos de sacerdócio – completados neste ano e preparativos para as seis décadas de trabalho a serem comemoradas no próximo ano, conforme disse o próprio sacerdote. Alegria em alcançar essa marca no trabalho a serviço da fé em Deus, nas mais diversas atribuições que a Igreja Católica lhe encaminhou. Foi essa a emoção que o padre estabeleceu como principal elemento de sua carreira, nas várias atividades que exerceu. “ Sinto muita alegria, muita felicidade em cada dia de atividade. E, lembrando agora, foram tantas, sempre com a mesma disposição. Se fosse contabilizar o número de pessoas que batizei, casei, enfim, convivi, certamente daria para fazer, no mínimo, mais três paróquias” – brincou o padre André, para riso geral e aplausos. Ele fez referência às várias situações que um sacerdote enfrenta o longo da vida, das mais difíceis às mais inesperadas, afirmando referendar a fé no trilhar dos caminhos. Evidenciou também a necessidade de oração permanente, por parte das pessoas, em suas vidas cotidianas, pois é uma forma de comunicação com Deus.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.