A Plateia lança projeto “Repórter na Escola”

Projeto visa incentivar os estudantes de Sant’Ana do Livramento a manter o hábito da escrita através de relatos do cotidiano. A cada semestre, um aluno e sua escola serão premiados

A chefe do Departamento Comercial do jornal A Plateia está à frente da coordenação da edição 2012 do projeto

Enquanto alguns defendem o exercício de um jornalismo socialmente engajado, principalmente nos chamados países em desenvolvimento, outros tomados pela visão “apocalíptica” descrita por Umberto Eco2 – outros descrevem o jornalismo como atividade que se restringe a produzir um tipo próprio de mercadoria: a notícia. A par dessa discussão teórica, porém, é inegável a importância do jornal como veículo de comunicação. Entretanto, ao mesmo tempo em que a Internet avança como meio de comunicação , o avança Brasil com taxa de analfabetismo que chega a 14% da população com mais de 15 anos. Sem falar da falta de hábito de leitura entre os alfabetizados.

Pela sua linguagem própria de concisão, clareza e simplicidade, o jornal impresso também pode fornecer com sucesso o mais diferente tipo de informação àqueles que trabalham com o mundo do texto escrito, especialmente à escola. Assim, a televisão acaba sendo hoje um dos únicos meios de comunicação a entrar nas casas de boa parte da população, que fica à margem da leitura de jornais. Por esses motivos, o jornal pode vir a ser um importante instrumento do ponto de vista educacional, levando informações aos estudantes, incentivando seu ingresso no mundo da informação por outros meios além da TV.

Levando em consideração esse conhecimento, o Jornal A Plateia dá a partida, para o projeto Reporter na Escola.

A ideia, desenvolvida em parceria com a equipe de reportagem, departamento comercial e direção, visa dar visibilidade ao cotidino de alunos das escolas públicas, e privadas, de Sant’Ana do Livramento, através de relatos sob a forma de matéria jornalística, escritos por alunos das 7ª, 8ª séries do Ensino Fundamental, e alunos do Ensino Médio.

Repórter na Escola

O Projeto Repórter na Escola é uma experiência que pode ser entendida como Educomunicação que será implantada em parceria por estes mesmos jornalistas que atuam junto à redação do Jornal A Plateia em parceria com professores e alunos.

A meta, é premiar, no final de cada semestre com um Notebook, o aluno que conseguir produzir a melhor matéria entre todas produzidas, e publicadas, e à escola, com um Desktop à qual este estudante pertence.

O objetivo do projeto

A meta é trabalhar com o jornal em salas de aula de 5ª à 8ª séries em escolas da rede pública e privada. As atividades incluem a produção de matérias que deverão ser escritas e narradas pelos próprios alunos, com auxílio dos professores, dando sempre ênfase aos fatos (reais) do cotidiano de cada escola. O aluno-repórter deverá narrar essa experiência e procurar refletir sobre a interface entre o mundo da Comunicação e da Educação. O princípio que norteia à ideia central do projeto é o de que é possível colocar jornalismo a serviço da construção da cidadania e que os meios de comunicação podem contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas no ensino fundamental.

Participação

Até o dia 05 de abril, às matérias produzidas em cada escola deverão ser entregues para publicação através do endereço reporternaescola@jornalaplateia. com.

Cada matéria deverá vir com foto (no mínimo uma e no máximo três), que ajude a ilustrar o material. O material também deverá ser assinado pelo aluno com dados de informação completos e foto do mesmo. Cada aluno poderá produzir mensalmente no mínino uma e máximo de duas matérias para publicação ficando nesse caso, caso haja acumulo de material, a critério da chefia de redação de A Plateia à escolha do momento adequado para a publicação dos mesmos.

Os temas

Ficará a cargo de alunos e professores à escolha do tema, desde que este esteja sempre em consonância com o cotidiano da escola e sua respectiva comunidade escolar. Por exemplo: Atividades extra-curriculares, passeios, hortas comunitárias (sociais), muros que foram pixados, prédios depredados, móveis danificados (críticas), etc. Caberá aos professores efetuar a devida correção ortográfica antes do envio do material que será publicado. Eventuais erros de digitação e grafia poderão também ser corrigidos pela revisão existente na redação de A Plateia.

Confira o regulamento

Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.