Feira de Páscoa gera expectativa de bons negócios ao artesãos associados a Agasul

Feira de Páscoa no ano anterior registrou boa movimentação de público, e tendência é que isso se repita

A Associação Gaúcha de Artesãos do Sul (Agasul), sediada no município, enviou representação para uma reunião no início da semana com representantes locais da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS) e Secretaria Municipal de Turismo.

 

O foco, segundo o presidente da entidade, Jorge Elesbão, foi obter retorno sobre a realização da Feira de Artesanato de Páscoa, evento tradicional no período, no Largo Hugolino Andrade, ocupando uma mão da rua dos Andradas. Ele acrescenta que a entidade encaminhou projeto específico para Porto Alegre, porém, veio a resposta de que proposições do gênero deveriam ser encaminhadas com prazo mais dilatado, de, no mínimo, 25 dias.

“Havíamos, inclusive, solicitado à estrutura de barracas e um caminhão para transportá-las até Livramento, tendo se confirmado a destinação de um furgão que deverá trazer esse material para a realização da montagem sob a coordenação local da Fundação e, após a reunião realizada, permanecemos no aguardo sobre o que vai definir a organização, para que possamos repassar a nossos associados locais que desejem participar. Estamos com a expectativa de que o evento gere um bom retorno a todos os artesãos que produzem material para esse período” – ressalta Elesbão, acrescentando que a entidade sugeriu o desenvolvimento do evento no período entre 4 e 7 de abril. “A idéia foi proporcionar aos consumidores da fronteira presentes diferenciados elaborados com matérias primas essencialmente locais”- ressalta.

ENTREVISTA

Elesbão, presidente da Agasul

A Plateia – Como é possível qualificar o momento do artesanato regionalista, no âmbito local?
Elesbão - Na Agasul estamos criando espaços para gerar oportunidades para todos os artesãos, enfatizando os associados.

 

A Plateia – Quais os projetos para o período?
Elesbão –
Estamos estudando a participação na Feira de Páscoa como entidade, mas cada artesão associado tem o direito de escolher os eventos na qual quer participar. Em termos de iniciativas da Agasul, já estamos encaminhando projetos para participação na Campereada de Livramento, bem como de outros três eventos, feiras regionais, porque desejamos criar oportunidades para a mostra e venda dos produtos.

A Plateia – Quais os principais entraves?
Elesbão - Estrutura e logística, pois para todos os deslocamentos e permanências em outros municípios, nas feiras, contamos só com parcerias e apoios. Não dispomos de transporte ou estrutura de pirâmides, divisórias, próprias. Temos na Fundação Gaúcha do Trabalho e na Secretaria de Estado do Trabalho, entre outros entes do governo estadual e, no âmbito local, da Prefeitura de Livramento, parceiros muito importantes.

A Plateia – Quais são as metas da Agasul?
Elesbão - A inserção sócioeconômica do artesão, geração demais possibilidades de negócios para quem realmente produz, sem qualquer revenda, dentro dos elementos originais e regionais, utilizando matéria prima essencialmente local – conforme as características de cada região do Rio Grande do Sul. Valorização do artesão, de sua criatividade e dos trabalhos que apresenta, são outros objetivos que mantemos.

AGENDE-SE

O que? Feira de Artesanato do Período de Páscoa
Quando? No período de 4 a 7 de abril, das 9 às 22h, sem fechamento ao meio-dia
Onde? No largo Hugolino Andrade
Organização: Coordenação local do Sine-FGTAS e Secretaria Municipal de Turismo
Foco: Exposição e venda de produtos artesanais de características essencialmente regionalistas

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.