Técnicos participam de curso de poda de oliveiras na Itália

Técnicos em Bagé, antes da viagem para a Italia, de onde trarão conhecimentos para propagar para os municípios de toda a região

O técnico do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, Tailor Garcia, e mais quatro técnicos das Prefeituras de Bagé, Aceguá, Candiota e Quaraí, estão na cidade de Perugia, na Itália, para participar de um curso de especialização em poda de oliveiras, que acontece de 12 a 16 de março.

A participação dos profissionais na capacitação faz parte do Programa de Cooperação entre Brasil e Itália, intitulado Brasil Próximo – trabalho em que se insere o projeto Olivais do Pampa, que tem o objetivo de implantar a cultura das oliveiras na região.

De acordo com Garcia, o curso tem como objetivo capacitar novos formadores para que haja a multiplicação das informações e dos conhecimentos adquiridos.

“Ou seja, depois estaremos aptos a capacitar outros técnicos e olivicultores nesta área de poda”, destacou. Além de Garcia, também participam do curso na Itália os técnicos Fabiano Oswald, de Candiota, Bruno Paulino, de Aceguá, Oster Ribeiro, de Quaraí, e Cristiano Berbigier, de Bagé.

Olivicultura

Atualmente, a região de Bagé conta com o cultivo das oliveiras em áreas que somam cerca de 380 hectares. Caçapava do Sul lidera a lista de municípios nesse quesito, com 100 hectares. Candiota e Sant’ Ana do Livramento também já apresentam produção nesse setor. A região conta, ainda, com dez unidades produtivas em processo de implantação. O principal foco de trabalho na região com o Projeto Olivais do Pampa é a extração de azeite de oliva.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.