Operação Salamanca quebra o tráfico de agrotóxicos na Fronteira Sul

Foram cumpridos 20 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, que acabaram resultando em 17 presos através de mandados judiciais e cinco em flagrante, totalizando 23

A Delegacia Regional da Polícia Federal, em Sant’Ana do Livramento, amanheceu movimentada ontem (14), em razão de uma das maiores operações já realizadas nos últimos anos, na região de Fronteira, no que diz respeito ao combate de contrabando de agrotóxicos.

Segundo a Polícia Federal, a Operação Salamanca cumpriu 20 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, que acabaram resultando em 17 presos através de mandados judiciais e cinco em flagrante, totalizando 23 pessoas presas.

Também foram apreendidas, durante a operação, cinco toneladas de agrotóxicos.

Conforme o superintendente da Polícia Federal, Rosalvo Ferreira Franco, a Operação Salamanca teve por objetivo o combate ao contrabando de agrotóxicos que ingressam pela fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e sua utilização em terras brasileiras. “É uma operação que está sendo desenvolvida desde o ano passado e hoje teve suas ações concentradas em várias cidades da Região Sul. A Salamanca já teve resultados bastante expressivos na apreensão de agrotóxicos e que hoje está sendo finalizada. Conseguimos provas bastante robustas, as quais possibilitaram que a operação conseguisse mandados de prisão com cinco preventivas, que não é comum neste tipo de delito. Os presos são desde as pessoas que realizam a aquisição com o transporte do produto, até os receptadores de mercadorias, englobando desta a cadeia da organização criminosa. Com esta operação, a quadrilha foi desarticulada”, destacou o superintendente, ainda pela manhã.

Cúpula policial realizou uma coletiva à imprensa para divulgar o balanço da operação Salamanca realizada na região.

O cumprimento dos mandados de prisão e das preventivas foi realizado dentro das cinco ações de fiscalização em propriedades rurais e 33 mandados de busca e apreensão nas cidades de Quaraí, Itaqui, Alegrete, São Borja e Manoel Viana.

As investigações, realizadas pelas Delegacias da Polícia Federal em Livramento e São Borja, apuraram, além da prática de contrabando, os crimes de formação de quadrilha, receptação e crimes contra o meio ambiente. Durante a fase inicial da Operação, foram presas 23 pessoas em flagrante, recolhidas quase cinco toneladas de agrotóxicos, uma aeronave e 21 veículos.

A soma do valor dos bens e da mercadoria apreendida supera R$ 3 milhões. Mais de R$ 100 mil reais foram pagos em fiança.

Integração policial

A Operação contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar, do IBAMA, da Receita Federal e o apoio da Polícia Civil, da Justiça Federal e do Ministério Público Federal. Mais de 250 policiais e servidores públicos estavam envolvidos na ação, que contou ainda com dois helicópteros para monitoramento aéreo.

Durante a coletiva realizada na Delegacia em Livramento, a cúpula policial destacou que o combate ao contrabando de agrotóxicos tem por objetivo a proteção da saúde dos consumidores e do meio ambiente. Os defensivos agrícolas que entram ilegalmente não passam por controle das autoridades brasileiras e, muitas vezes, o princípio ativo informado no rótulo não confere com o produto embalado, ou apresenta concentrações diferentes. As investigações ocorreram integradas à Operação Sentinela, que realiza ações permanentes de fiscalização e inteligência policial na fronteira sul do Brasil.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.