Polícia Federal prende líder de quadrilha durante Operação Carrara

Várias cargas de cigarros foram apreendidas durante as investigações, e ontem um dos líderes foi preso em Livramento

Ação coordenada pela PF de Livramento teve início em junho de 2013 e mapeou a estrutura de duas organizações criminosas

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de ontem, 5, a Operação Carrara, de combate ao contrabando de cigarros e roubo de cargas. Dos 12 mandados de prisão, 29 de busca e apreensão e 4 conduções coercitivas, cumpridos em todo o Estado, dois flagrantes foram realizados em Sant’Ana do Livramento. Em um deles, houve a prisão de um dos líderes de célula da organização criminosa.

A operação também foi realizada em Porto Alegre, Viamão, Santo Ângelo, Porto Vera Cruz, São Luiz Gonzaga, Porto Xavier, Porto Lucena e Uruguaiana.

Conforme o delegado-chefe da Delegacia Regional da Polícia Federal, com sede na cidade, Alessandro Lopes, a operação mapeou a estrutura de duas organizações criminosas. Uma delas é voltada para a internalização no território brasileiro de milhares de maços de cigarros, e a outra é especializada no roubo de cargas de contrabando, que por serem ilegais, impossibilitam a investigação por parte das polícias. “Eram dois grupos bem organizados, sendo que um agia no contrabando de cigarros paraguaios e o outro se aproveitava do ato ilícito para roubar cargas e cigarreiros. Este segundo grupo se passava por policiais ou agentes de fiscalizações. Por se tratar de uma mercadoria ilícita, não havia nenhum registro das supostas vítimas”, explicou

A Operação Carrara, coordenada pela PF em Livramento, teve início em junho de 2013 e contou com cerca de 120 policiais envolvidos na quinta-feira. As investigações continuam em Livramento e um dos líderes foi preso na cidade. Conforme Alessandro Lopes, as duas organizações criminosas tinham várias células espalhadas no Estado e todos os “cabeças” foram presos. 

Delegado Alessandro Lopes destacou que a operação desarticulou duas quadrilhas que agiam no contrabando e roubo de cargas.

OPERAÇÃO CARRARA

Em menos de seis meses de investigação, 16 pessoas foram presas em flagrante, pelo transporte de meio milhão de maços de cigarros, apreendidos juntamente com 12 veículos e dois caminhões, em oito abordagens policiais. A estimativa é que mais de dois milhões de reais tenham sido retirados do grupo, entre mercadorias e veículos. A PF identificou as principais rotas utilizadas pelos criminosos para evitar a fiscalização das autoridades e distribuir a mercadoria para abastecer diversos pontos do estado, inclusive a região metropolitana de Porto Alegre.

Levantamentos indicaram que os cigarros de origem paraguaia ingressavam no Rio Grande do Sul pela fronteira com a Argentina, através do Rio Uruguai, em embarcações que atracavam em pequenos portos clandestinos. Posteriormente, as cargas eram transportadas por via rodoviária em carros de passeio e caminhões até centros de distribuição no Estado e também abasteciam o mercado uruguaio.

Mais de 100 policiais federais participam da Operação Carrara, que está vinculada à Operação Sentinela e teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Brigada Militar na fase de investigação.

Os investigados poderão ser processados por formação de quadrilha, contrabando, roubo, porte de arma e corrupção de menores, entre outros.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.