Secretaria da Saúde está em novas instalações e projeto para a antiga sede já está sob análise

O secretário com as funcionárias responsáveis pelo setor de informações sobre tudo o que ocorre nos postos

A nova sede, provisória, da Secretaria Municipal de Saúde já está instalada. Fica na rua Duque de Caxias (ao lado do Sisprem), ocupando todas as dependências de uma galeria com várias salas, distribuindo, em melhores acomodações, os setores que compõem a pasta.

 

O local ainda precisa de alguns ajustes nos espaços, porém, as atividades já transcorrem de forma normal nos 340m² quadrados de um total de 530 m².

A ideia do secretário Valmir Silveira é permanecer naquele espaço pelos próximos 10 meses e, ao longo desse período, promover uma recuperação nas instalações do prédio da esquina 7 de Setembro com Salgado Filho.

Estão distribuídos, no local, o gabinete do secretário, quatro banheiros – masculino e feminino – (dois exclusivos para o funcionamento e dois para as pessoas atendidas); contabilidade, setor de compras, gestão de informação, departamento jurídico, departamento de engenharia, digitação, recepção e área de espera para o público, sala do serviço social, dos transportes; coordenação de enfermagem, de exames, AIHs, setor de TFD (Tratamento Fora de Domicílio), sala dos médicos, e Valmir Silveira ainda pensa em reorganizar a área de recepção com divisórias para ganhar mais duas salas no espaço físico.

Enquanto isso, já estão sendo desenvolvidas as medições no antigo prédio.

O arquiteto Paulo Krug e o engenheiro Miguel Pereira, conforme o secretário, estão realizando esse trabalho, já projetando as adequações que serão realizadas no antigo prédio, que já tem um pré-projeto, mas continua abrigando a farmácia básica, por exemplo, bem como o almoxarifado da mesma.

O secretário respondeu uma série de questionamentos a respeito dos investimentos desenvolvidos para a troca de prédio, bem como sobre o antigo local da secretaria.

Secretário Valmir Silveira confirma que haverá busca de recursos

ENTREVISTA – Valmir Silveira, secretário da Saúde

A Plateia – Quais os investimentos para mudar a sede da secretaria?

Valmir Silveira – Foi um valor relativamente baixo, pois a mão de obra empregada é toda nossa, própria. Os custos estão centralizados em ajustes de divisórias e informatização, algo em torno de R$ 20 mil.

A Plateia - Quanto tempo será utilizado este espaço?

Valmir Silveira – Em torno de 10 meses, aproximadamente, segundo nossas estimativas.

A Plateia - Em relação ao antigo prédio, na 7 de Setembro com Salgado Filho, o que deve ocorrer?

Valmir Silveira – Temos os engenheiros trabalhando nisso. Já temos um pré-projeto para aquela área e a ideia é fazer uma reforma, para que se tenha um ambiente saudável. Os principais problemas lá não estão nas paredes, o que será modificado é a altura com a elevação dos limites de altura e, posteriormente, colocação de duas a três coberturas; reforma elétrica, hidráulica e hidrosanitária completa. Vamos ocupar as mesmas paredes e poderá haver a necessidade de fazer algum reforço em uma ou outra, mas nada que necessite mexer na estrutura. Temos um projeto mais ousado, mas vai depender de recursos esternos. Pretendemos colocar ali uma sala ampla de reuniões, espécie de auditório, e uma área específica para centralizar a fisioterapia. Estão sendo realizados estudos preliminares a esse respeito. Também pensamos na ideia de disponibilizar uma sala para o Conselho Municipal de Saúde, centralizando ali toda a área da saúde. De outra parte, também há uma possibilidade de aproveitamento de todo aquele terreno, colocando uma espécie de centro administrativo.

A Plateia – Mas há espaço para um centro administrativo?

Valmir Silveira - Sim, é um pensamento, por enquanto. Se juntarmos a área que era ocupada pela saúde e a área do planejamento, é possível construir uma estrutura moderna. Podemos ir atrás de recursos do Estado e federais, principalmente. Creio, inclusive, que o Planejamento já está começando a trabalhar alguma coisa nesse sentido.

A Plateia – Já existe uma previsão de investimento nessa ideia, caso torne-se realidade?

Valmir Silveira – Ainda não, é preciso concluir o projeto, orçar e, depois ir atrás dos recursos em Brasília.

A Plateia – Falando em investimentos na saúde, quando ocorrerá a prestação de contas?

Valmir Silveira - Está tudo pronto para o dia 15 de março, quinta-feira, às 19h, na Câmara de Vereadores. Faremos a apesentação de todas as informações para a comunidade. Por exemplo, tivemos várias consultas extras, que compramos. No sábado passado, foram 100 para oftalmologia, que foram realizadas nos Mórmons, com o médico de Rosário; mais 60 em urologia, com o médico tendo vindo de São Gabriel, e 60 com a ginecologista, também gabrielense. Ela atendeu 30 mulheres na sexta e mais 30 no sábado. Ou seja, foram 220 consultas extras e realizadas aqui em Livramento. Mas todos os números estão disponíveis e serão apresentados para a comunidade, que está convidada a comparecer e conferir na próxima quinta-feira, 15, a partir das 19h.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.