Mais que uma escola, vem aí a União da Vila, um projeto social

Para o presidente Lidio Mendes, os projetos sociais serão a marca mais forte da nova escola do carnaval santanense

A mais nova agremiação do Carnaval de rua de Sant’Ana do Livramento vem pedindo passagem para mostrar as cores e o samba da comunidade do bairro Carolina e suas adjacências

Ela é a estreante do Carnaval de rua de Sant’Ana do Livramento e vem com a pretensão de se unir às grandes agremiações carnavalescas para deixar a sua marca, não apenas como escola de samba, mas como projeto social de integração, e com a capacidade de modificar a vida dos cidadãos.

Fundada no dia 8 de abril de 2011, depois de um convite feito pelo empresário Carlos Luis Sabatini ao vereador e carnavalesco Lídio Mendes, popular “Melado”, a União da Vila vem para o Carnaval de rua de Sant’Ana do Livramento para fazer a sua estreia e colocar na avenida os legítimos representantes de uma localidade da cidade que jamais teve uma agremiação local.

Com suas instalações fincadas no seio do bairro Carolina, tem ao redor mais de dez bairros que concentram um grande número de amantes do samba e que virão para a avenida para preencher o espetáculo que se avizinha.

União, e solidariedade

“A escola surgiu de um projeto chamado ‘Seja um Craque, não use crack, drogas nem pensar”, e o Bom Balanço, do Sabatini, que já ensina música para as crianças. As pessoas nos cobravam para montar uma escola no bairro, e não apenas levar as nossas alas para desfilar nas outras entidades. Nosso objetivo agora é mostrar na avenida uma coisa diferente, nossa terra, coisas novas para a comunidade e para o Rio Grande do Sul”, diz o presidente Lidio Mendes, orgulhoso da montagem de sua diretoria, que se deu com base em estatutos idênticos ao das escolas de samba do Rio de Janeiro. Para Lídio, a escola é mais um projeto social do que agremiação ligada ao Carnaval propriamente dito. “Começamos a trabalhar no ano passado, e mostramos nossos barracões para a Liesa e o investidor. Tudo o que prometemos, fizemos. Estamos com as nossas fantasias todas prontas, o que mostra a união das pessoas desse bairro em torno de uma causa que passou a ser de todos. Nossa comunidade está muito feliz e aos poucos as pessoas dos outros bairros estão ficando cada vez mais próximas”, disse Melado. O presidente da União da Vila fez questão de afirmar que a escola foi esquecida pela Liga Independente das Escolas de Samba e que, inicialmente, foi oferecido um espaço de apenas meia hora para a demonstração de toda a sua capacidade. “Isso nos deu mais força para elevar o nosso empenho, redobrar o nosso trabalho e mostrar para a comunidade toda a qualidade da União da Vila”, destacou.

Estrutura

Para o desfile deste ano, a escola irá apresentar, na avenida, quatro carros alegóricos, além dos tripés que fazem parte do enredo e que vão mostrar para a comunidade os malefícios que são causados pelo Crack. “Nosso tema mostra que é possível deixar de lado o mundo das drogas e se envolver com uma entidade saudável e que pode dar resultados práticos para toda a comunidade. A escola de samba é pensada como uma empresa que irá trabalhar o ano todo nos seus projetos sociais, pensando sempre em dar o melhor para a nossa comunidade, além dos projetos que já estão na vila e já fazem parte da história dessa nossa escola”, afirmou o presidente. A escola, cujas cores são o vermelho, o branco e o azul, faz a sua estreia no Carnaval desse ano, com um orçamento de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

 

Cleizer Maciel

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.