“Ficha limpa é uma roleta russa. Fará vítimas para todo lado”. Gilmar Mendes, ministro do STF

“Ficha limpa é uma roleta russa. Fará vítimas para

todo lado”.Gilmar Mendes, ministro do STF

TRASEIRO DOENDO

Doeu bastante o chute moral no traseiro dos organizadores da Copa do Mundo de 2014 desferido pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. Autoridades brasileiras, a começar pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, indignaram-se com as declarações de Valcke e seu nome já é persona non grata aqui no meio futebolístico nacional.

No entanto, vale a pena botar a mão na consciência e analisar se Jerome Valcke foi desrespeitoso ou se comportou como o menino que disse (na fábula bem conhecida) que o rei estava nu?

Tem alguma impropriedade em reconhecer que o Brasil não cumpriu qualquer prazo estabelecido com a Fifa para a realização da Copa em 2014? “Lamento dizer, mas coisas não estão funcionando no Brasil”, afirmou Valcke, na semana passada, em Londres.

E o que ele queria dizer com isso? Simplesmente que a Fifa está inconformada com o caos estabelecido no Brasil. “Eu não entendo porque as coisas não avançam. Os estádios não estão mais dentro do cronograma e por que é que tantas coisas estão atrasadas?”

As queixas de Jerome Valcke estão em suas constatações sobre as obras no Brasil: “Faltam hotéis, além do atraso nos estádios e na aprovação da Lei Geral da Copa. Várias cidades não têm hotéis suficientes para receber torcidas e os aeroportos causam preocupação”.

Jerome Valcke parece que levou tempo demais para conhecer como algumas coisas são administradas no Brasil. O ministro Aldo Rebelo disse para todo Brasil que o governo não aceita mais Valcke como interlocutor da Fifa. Ou seja: respondeu a agressão verbal de Valcke (“os organizadores tinham de levar um chute no traseiro”) com uma radicalizada afirmação.

O presidente da CBF Ricardo Teixeira já entrou em cena para apaziguar o clima, garantindo à Fifa que o Brasil vai cumprir todo o que ficou acertado e as declarações de Valcke, na última sexta-feira, poderão ficar o dito pelo não dito.

Convém não esquecer que Jerome Valcke vem ao Brasil no dia 12 de março exatamente para fiscalizar o andamento das obras da Copa de 2014. E ele vai confirmar tudo o que já sabia e que resultou na sua vontade de chutar o traseiro dos organizadores.

Valcke já respondeu ao ministro Aldo Rebelo, depois de saber que não é mais aceito como interlocutor da Fifa com o comitê organizador da Copa: “Se não querem mais falar comigo, isso é um pouco infantil, pois vou visitar o Brasil no próximo dia 12″. O homem da Fifa até poderia ter vontade de chutar traseiros, mas não deveria ter dito em voz alta. Vai sobrar para ele…

VEM MESMO?

O ministro Aldo Rebelo quando “destituiu” Jerome Valcke como o homem da Fifa para a Copa de 2014 sabia o que estava fazendo. A ordem para Rebelo responder com firmeza foi da presidente Dilma Rousseff. É bem provável que Valcke suspenda sua viagem ao Brasil.

TEM RAZÃO

O ex-craque Romário, deputado federal pelo PSB do RJ, concordou com Jerome Valcke. Romário acha que o secretário-geral da Fifa tem “cem por cento de razão”. No entanto, não deixa de ver o “chute no traseiro” como uma declaração desrespeitosa.

O ENCONTRO

Há grande interesse no encontro do próximo dia 12 de Jerome Valcke com o ministro Aldo Rebelo. Até lá, é claro, a turma do “deixa disso” vai agir para colocar as almofadas entre ambos. Talvez tudo termine numa grande confraternização e Valcke caia na gandaia, entendendo como funcionam as coisas por aqui.

FORÇA DOS ESPÍRITOS

É só que se fala em Brasília. O ex-presidente Lula recomendou os “trabalhos” do médium goiano João de Deus para ajudar na cura do câncer de Hugo Chávez. Consta que o médium já esteve duas vezes em Caracas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.