Contrapedal

Um investimento de R$ 900 mil, quantia interessante, fruto de uma emenda parlamentar da ex-deputada Emília Fernandes, permitiu o investimento no recapeamento asfáltico da avenida João Pessoa – junto à linha divisória. O resultado está sendo elogiado por moradores, pedestres e motoristas que utilizam a via. Como complemento, alguém imaginou uma ciclovia, pensando em beneficiar os “pedalantes” (palavra usual, mas, ao que consta, segundo o Google, ainda não dicionarizada), criando uma ciclovia.

Nova polêmica. Os comerciantes das imediações, alegando falta de estacionamento para seus clientes e consequentes prejuízos, não concordaram com o espaço ciclístico. Quem tem bicicleta, ao que parece ocorrer, tampouco, pois, exceto por aqueles que praticam a caminhada em horários específicos da manhã e fim de tarde, o espaço – completamente demarcado e com visual bem agradável – permanece sem uso.

A ideia é boa, o local, porém, parece não condizer com ela. Pelo menos é a primeira impressão, haja vista a dimensão que o assunto ganhou nas últimas semanas, gerando, inclusive, abaixo assinado pedindo a retirada do espaço ciclo-utilizável.

Mais uma confirmação de que do indesejado título de capital das reuniões e das palestras, Livramento chancela-se como a capital das polêmicas; dado que – tomara seja apenas uma impressão – tudo parece transformar-se em polêmica na cidade, até mesmo um simples espaço público destinado ao tráfego ciclístico.

O fato é que as coisas parecem ocorre na cidade sem que os diretamente envolvidos tenham tido a oportunidade de manifestação, em que pese a questão tenha passado pelo Conselho de Planejamento da Cidade, pela Câmara de Vereadores e pelo Executivo.

E agora?

Bem, o que é possível depreender da situação é simples: ou é feita a retirada da demarcação, ou ela permanecerá lá. A decisão, entretanto, precisa ser coletiva, algo que, dada não participação da significativa maioria da população opinando e usando as ferramentas e instâncias adequadas, parece distante quando, em verdade, precisa ser usual e, sobretudo, simples. Como andar de bicicleta.

Você pode gostar também de:

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.