Equipe da TVE grava documentário sobre remascentes de quilombolas em Livramento

Programa foi gravado na localidade do Ibicuí d’Armada e vai ao ar no dia 13 de maio

Richard Santos, Dona Valeriana com os dois filhos, Batista Conceição e Edoíno Silva

Uma equipe da da TVE Brasil gravou nesta semana, em Livramento, um documentário a respeito das condições de vida das comunidades remanescentes de Quilombolas. O documentário vai ao ar no dia 13 de maio, para todo o Brasil, e falará dos remanescentes do Quilombo do Ibicuí da Armada e também sobre as cercas de pedra construídas por escravos negros nas divisas de estabelecimentos rurais no interior do Munícipio.

A equipe jornalística da TVE Brasil que permaneceu três dias na cidade coordenda pelo jornalista Richard Santos registrou como vivem os remanescentes do quilombo e foi ciceroneado pelo vereador João Batista Conceição, do PSB, e pelo presidente da Associação dos Remanescentes do Quilombo do Ibicuí da Armada, Edoíno Silva.

Na ocasião, foi possivel gravar depoimentos como os da moradora do Ibicuí Valeriana Vaqueiro, de 98 anos, que ainda tece e mantém importante produção artesanal utilizando técnicas repassadas de geração para geração na família. As filmagens também registraram a tecelagem, a produção ovina e bovina, além de mostrar todas as lidas campeiras, realizadas pelos remanescentes dos quilombos e também manifestações culturais à base da gaita de botão.

“Fico feliz em ter acompanhado a equipe da TV Brasil que vai divulgar o trabalho da negritude santanense em todo o Brasil. O País vai conhecer um pouco da contribuição do negro através dos Quilombolas e também pelo trabalho da mão-de-obra escrava na construção das cercas de pedra”, salienta Conceição. O vereador tem trabalhado conjuntamente com a associação Quilombola, e, agora luta pela construção da sede própria da entidade.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.