A última sessão

Presidida por Lídio Mendes, a reunião final da legislatura teve as presenças de sete vereadores e público reduzido

Legisladores realizaram extraordinária na sexta, sendo a última sessão da legislatura

Quando dizem que o cidadão precisa estar mais presente, acompanhar e colaborar com ideias e sugestões, assim como fazer cobranças, é uma realidade. Foi possível constatá-la na sessão final do Legislativo santanense, na manhã de sexta-feira. No período pertinente à representativa, foram listados os projetos que ingressaram na ordem do dia e, a seguir, a extraordinária aprovou a totalidade, haja vista que os parlamentares locais já haviam conversado sobre as matérias.

O vice-presidente Lídio Mendes, o Melado (PTB), esteve no exercício da presidência, tendo comandado o encontro, secretariado por João Batista Conceição (PSB). O atual presidente, Germano Camacho Mendes (PTB), estava em viagem para Porto Alegre, tendo retornado no fim de semana. O vereador Bernardo Fontoura (PDT) está licenciado para tratar de assuntos de interesse do mandato, conforme informações do Legislativo.

Compareceram os vereadores Maria Helena Alves Duarte (PDT), Sérgio Moreira (PDT), Edu Olivera (PSD), Glauber Lima (PT) e Nelmo Oliveira (PSB). No plenário, além de assessores, um reduzido número de pessoas, o que na grande maioria das vezes tem sido a tônica na Casa do Povo, situação que, segundo o entendimento dos próprios legisladores, precisa ser modificada, com o interesse das pessoas em acompanhar os debates e matérias que tramitam e são votadas no Legislativo. Também assistiram à sessão os vereadores eleitos Jansen Nogueira (PT), Gilbert Gisler, o Xepa (PDT) e Dagberto Reis (PT).

Foram aprovados todos os projetos da ordem do dia, versando sobre alterações visando atualizar legislações, contratação de engenheiro agrônomo por parte do Executivo; ampliação do prazo de execução fiscal. Também foi aprovada matéria pertinente à parceria público-privada, além de duas aberturas de crédito especial no valor total superior a R$ 800 mil para aquisições de equipamentos em 2013; crédito especial para o Festival do Mercosul de Música e Dança, entre outras matérias de interesse, porém, menor expressão.

 Os pronunciamentos de despedida

Quatro vereadores da atual legislatura não foram reeleitos: Sergio Moreira e Bernardo Fontoura, do PDT; Nelmo Oliveira e João Batista Conceição, do PSB, lembrando que Nelmo foi candidato à prefeitura e não à reeleição como vereador. Três deles usaram a tribuna da Câmara na sexta-feira, pela última vez, fazendo agradecimentos e despedindo-se do ambiente legislativo pelos próximos quatro anos.

 

***
JOÃO BATISTA CONCEIÇÃO
Agradeceu apoio dos parlamentares, funcionários, assessores, estagiários e imprensa nos dois mandatos. Registra que esteve por oito anos tentando fazer um trabalho qualificado, representando a comunidade, sendo um agente político. “Tive o prazer de ser presidente da Câmara, ser candidato a deputado, a senador, de aprender algo de gestão no DAE” – disse. “Agradeço à casa a possibilidade de ter estado aqui, ter feito uma série de projetos. Fizemos ações importantes: tombamento de árvore como patrimônio ecológico, lei dos motoboys e mototaxistas, que mudaram a vida de alguns cidadãos. O parlamento vive e viverá sempre no meu coração. Meu projeto para 2013 é concorrer a presidente do 14 de Julho, com o sonho de levá-lo um dia à primeira divisão do futebol gaúcho. Professor há 25 anos, vou dar continuidade a essa atividade e volto a advogar” – disse. Desejou sucesso à administração Glauber e Edu. Externou que achava reduzida a presença do negro na política, pois em 150 anos do parlamento municipal, somente oito negros ocuparam esse espaço.

***
SERGIO MOREIRA
Pela última vez ocupando a tribuna, parafraseou o apresentador J.A. Pinheiro Machado, do programa Annonymus Gourmet, dizendo “voltaremos”. Fez referência a propagandas eleitorais coladas em postes na véspera da eleição, as quais afirmavam que ele era um dos vereadores que votaram a favor do aumento da taxa da água. “Eu não estava na cidade. Não votamos. Doei combustíveis, sim, mas sempre para entidades. Nunca neguei e tenho certeza de que serei absolvido nesse processo. Moreira disse na tribuna que vai procurar a reparação de danos morais que sofreu por atitude “de uma coleguinha que andou fixando cartazes com mentiras nas paradas de ônibus”. “Tenho a tranquilidade de dizer que não tenho nada, fiquei fora por 27 votos, não tenho mágoa. Pude provar para a população, divulgando meu trabalho, fui criticado por uma luta em prol do trem turístico, que será concretizada. Tenho certeza que no próximo ano estará funcionando. Pena que foi depois da eleição” – refere.

***
NELMO OLIVEIRA
Agradeceu à população, à maior votação de sua bancada, o que permitiu trabalhar pela melhoria da qualidade de vida da população santanense. Desejou êxito aos vereadores eleitos. “Já disse e repito: Glauber e Edu, pelo que convivemos, têm todas as credenciais e preparo para realizar um bom trabalho. Que o mandato seja à altura da competência que têm. Tudo o que se faz aqui é com o sentido de contribuir como desenvolvimento de nossa terra” – diz. Citou o plano de carreira do magistério, o que considera um avanço de 20 anos; além de votações em prol da saúde. “Peço perdão se não pude mais avançar como gostaríamos. Tenham a certeza de que fiz o melhor, em um mandato propositivo. Quem sabe Deus, a gente possa retornar um dia. Tenho a tranquilidade de que onde estivermos estarei dando minha contribuição para a qualidade de vida da população. Somos seres humanos e temos falhas, por elas peço desculpas. Tivemos conquistas várias, frutos do nosso trabalho. Muito obrigado a todos os colegas, à Câmara e à população de Livramento” – concluiu.

 

 

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.