Transporte ferroviário volta a funcionar neste ano

A reunião realizada na ALL, em Curitiba, contou com a presença do prefeito Wainer, do vereador Moreira e dos represenantes da concessionária, da equipe técnica responsável pelo projeto de restauro da Estação Ferroviária de Livramento, da empresa Benitec da cidade de Bento Gonçalves e das empresas Miolo Wine Group, e Giordani Turismo

Vereador Sérgio Moreira comemora o resultado de muitos anos de trabalho e acredita que o trem voltará a ser sinônimo de progresso na Fronteira

 

“Agora está mais perto do que nunca”. A emocionada afirmação é do vereador Sérgio Moreira (PDT), anunciando a reativação do transporte ferroviário de cargas no trecho Livramento/Cacequi e também a implantação do “Trem de Turismo do Pampa”, para ainda este ano.

De acordo com Sérgio Moreira, a boa nova surgiu em recente reunião realizada na ALL – América Latina Logística, na cidade de Curitiba, a qual contou com a presença do diretor presidente da concessionária, Pedro Almeida, da equipe técnica responsável pelo projeto de restauro da Estação Ferroviária de Sant’Ana do Livramento, Miguel Evangelista, e do engenheiro responsável pela recuperação das locomotivas, Luis Hungria.

Também estavam presentes o prefeito Wainer Machado, o empresário Eurico Benedetti, proprietário da empresa Benitec da cidade de Bento Gonçalves e um dos sócios majoritários da Miolo Wine Group, que hoje detém a vinícola santanense Almadén, e os diretores da empresa Giordani Turismo, Suzana e Leonardo Giordani, os quais, entre outros empreendimentos ligados ao turismo, operam a Maria Fumaça, que realiza o trajeto entre as cidades serranas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

“Nesta ocasião, o empresário Eurico Benedetti se comprometeu a ajudar na captação de alguns recursos que faltam para a reforma da Estação Ferroviária e da Estação de Palomas, e a ALL irá ceder uma máquina para puxar os vagões da Giordani Turismo”, conta o vereador Moreira, frisando que o Grupo Miolo estará concretizando em breve, na Almadén, um grande projeto turístico, com investimento de mais de três milhões de reais na construção de um pórtico, restaurante panorâmico, salão de degustaçã e comercialização dos vinhos, espumantes e outros produtos produzidos pelo grupo.

Na reunião realizada em Curitiba, também foi confirmado pelo presidente da ALL, Pedro Almeida, que o trecho Livramento/Cacequi deverá estar pronto até o mês de julho do corrente ano, quando terá início o transporte de cargas e consequente reativação da conexão ferroviária Brasil/Uruguai. A empresa investiu mais de R$ 9 milhões na recuperação do referido trecho ferroviário, obra que está em fase de conclusão.

“Quando começamos esta luta pela reativação do transporte ferroviário, há mais de oito anos, nos demos conta que com sonho e saudosismos não chegaríamos a lugar nenhum e, por isso, demos início a uma série de levantamentos técnicos, estudos de viabilidade econômica e saímos na busca de homens públicos com a noção e dimensão competitiva do trem, no mercado de cargas. Graças a Deus e às parcerias que conquistamos ao longo deste caminho, estamos muito perto de conseguirmos concretizar esses dois importantes projetos, que certamente contribuirão de forma especial para o desenvolvimento econômico de Sant’Ana do Livramento”, comemora o vereador Moreira.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.