Em busca de uma Maria Fumaça

Município sediará, em janeiro, audiência pública para corroborar no processo de traçar o ramal e pleiteiar máquina para trabalhar o turismo

Livramento sediará uma audiência sobre a questão do transporte ferroviário, em janeiro de 2014. Em paralelo a essa luta, quase que simultaneamente, Sant’Ana do Livramento entra no pleito pela destinação de uma máquina Maria Fumaça, com foco no turismo. A definição saiu de uma reunião realizada na última sexta-feira, dia 6, em Santa Maria. A decisão foi tomada após apelo dos representantes de Livramento, Sérgio Moreira, presidente do Movimento da Preservação Ferroviária; vice-prefeito Edu Oliveira; e Cléo Magalhães, autor do projeto.

De acordo com Moreira, uma audiência pública no primeiro mês do próximo ano, na cidade, vai tratar sobre a forma para definir o traçado do ramal, sendo evidenciada, conforme ele, a importância para o município de que esse ramal passe efetivamente por aqui, já que irá ligar o Uruguai, Argentina e Chile pelo porto de Valparaiso.

“Além do trem de carga, com todas as cargas sendo alfandegadas em Livramento, teremos o trem de passageiros, com velocidade de 100 km/h. Uma boa opção para chegar às praias do Cassino e uma boa opção para os santanenses, além de fazer uma ligação com São Paulo pela Ferrovia Norte Sul” – pondera Moreira.

De acordo com o presidente do Movimento de Preservação Ferroviária, tudo isso poderá ser definido em janeiro de 2014. “A participação dos uruguaios na reunião, com ediles auxiliando e a representação de Dom Pedrito, que foi maior que a de Livramento, foi fundamental para que essa audiência com a Valec – empresa que irá construir o ramal – com a discussão e votação de parte da comissão de assuntos municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Moreira destaca que também estará em pauta, nos próximos dias, a busca de uma Maria Fumaça, máquina que está em Tubarão, Santa Catarina. “A Miolo, junto com o vice Edu Olivera, e Magalhães, estarão indo conosco a Tubarão, nos próximos dias, para vistoriar e negociar essa locomotiva a vapor, na busca de trazê-la para o município. Felizmente, neste fim de ano, a ferrovia volta com toda a força para a pauta de discussão, e Livramento tem a oportunidade de poder contar com três tipos de atividade ferroviária: turismo, carga e passageiros” – ressalta Moreira.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.