Cenário sinaliza estabilidade de mercado no preço do arroz

Situação do arroz ainda não registra a realidade desejada pelos produtores

O quadro de oferta e demanda de arroz ajustado em 2012 traz tranquilidade ao produtor. A avaliação é do presidente da Câmara Setorial Nacional do Arroz e da Comissão do Arroz da Farsul, Francisco Schardong, após coordenar reunião de apresentação dos dados na abertura oficial da colheita, em Restinga Seca. “O quadro de oferta e demanda é o que determina os valores comerciais do produto”, destacou Schardong.

Segundo ele, neste ano, existe certa frustração com a exportaçãos que foi a vedete do último ano comercial com recorde de quase dois milhões de toneladas. “A tendência é ter menor quantidade disponível neste ano e a frustração ocorre porque a exportação é importante no aspecto comercial e na abertura de espaço para o produto da safra nova”, salientou Schardong.

A diferença é que os estoques diminuíram e talvez seja necessário, inclusive, importação do Mercosul para atender a demanda interna. “Apesar da concorrência do Mercosul assustar por ser desleal, talvez seja necessário para completar a demanda interna”, concluiu Schardong.

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, afirmou que as manifestações do Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, durante a abertura da colheita do arroz, dia 25/02, em Restinga Seca, vieram ao encontro das ansiedades do setor. “Estamos confiantes no encaminhamento para linha decisória da renegociação das dívidas. Temos diálogo aberto e franco com o ministro. Isso nos traz tranquilidade”, enfatizou Sperotto.

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, assegurou que os mecanismos de garantia do preço mínimo serão utilizados e que política agrícola é prioridade de governo, incluindo análise da dívida rural.

No sábado, Sperotto e Mendes Ribeiro Filho sobrevoaram áreas rurais em Júlio de Castilhos para verificar in loco as perdas nas lavouras causadas pela seca. Na Fazenda da Divisa, de Claudiomiro Cechin, conversaram com produtores.

O sobrevôo foi proposto pelo presidente Carlos Sperotto.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.