Chuvas são a tônica nas lavouras

As recentes chuvas ocorridas em algumas áreas proporcionaram condições um pouco mais favoráveis para as lavouras de milho plantadas mais no tarde, em especial para as que se encontram em desenvolvimento vegetativo e em floração (13% no total). Todavia, essas precipitações estão ocorrendo além do tempo ideal para a safra deste ano, uma vez que 40% dela já foram colhidos e 21% já se encontram com seu ciclo fisiológico concluído e sem possibilidade de recuperação (maduras). Nestas, os rendimentos apresentados oscilam bastante, reproduzindo a irregularidade do clima ao longo desta safra.

Na soja, embora o retorno das chuvas beneficie a cultura no processo de enchimento de grãos e na consequente maturação normal, o que se observa, de maneira geral, é que na maioria das lavouras o porte de planta ficou abaixo do normal. A fixação de flores e vagens também foi pequena, além de ter ocorrido um encurtamento no tempo de granação e maturação, provocando problemas na qualidade dos grãos. Essa situação é bastante visível nas primeiras cargas retiradas no 1% das lavouras já colhidas, que apresentam uma quantidade muito grande de grãos verdes, chochos, ardidos e com menor peso.

Favorecido pelo atual clima chuvoso, o pimentão vem se mantendo com bom desenvolvimento e livres da incidência de fitomoléstias e com reduzido ataque de pragas.

Pela alta produtividade e elevada oferta ao mercado, o fluxo comercial que vinha lento, mostra-se ainda mais complicado, com valor da fruta em queda e não remunerando os investimentos da lavoura. Os preços médios para o pimentão verde estão em R$ 5,00/caixa de 10 kg.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.