Vice-governador conhece projeto Corredor do Mercosul

Na tarde de ontem (27), o vice-governador Beto Grill recebeu em seu gabinete, no Palácio Piratini, o presidente da Famurs, Mariovane Weiss, e uma comitiva de prefeitos que buscam criar um itinerário alternativo para o transporte de cargas vindas dos países do Mercosul. O projeto “Corredor do Mercosul”, criado a partir da necessidade das regiões das Missões e da Fronteira, visa estabelecer uma rota ferroviária entre São Luiz Gonzaga e Rio Grande. A ideia é reduzir os custos do transporte de grãos, que hoje é realizado por via rodoviária pelo Paraná.

Além de representar uma significativa economia aos exportadores, o projeto deverá gerar empregos. Conforme o grupo de prefeitos, também promover o desenvolvimento da região Noroeste do Estado e tornar a Cesa uma referência internacional em armazenamento de alimentos.

A Cesa de São Luiz Gonzaga é hoje um dos maiores depósitos de grãos da América Latina, com capacidade para 85 mil toneladas. Com a realização do “Corredor”, o Município se transformaria no porto seco do Mercosul. A estocagem de alimentos é um dos eixos fundamentais do plano logístico, tendo em vista a necessidade do transbordo rodo-ferroviário no intervalo entre carga e descarga dos trens ou, em caso de atraso, dos navios em Rio Grande.

De acordo com o grupo, além de São Luiz Gonzaga e São Borja, 23 municípios também serão diretamente beneficiados como Bossoroca, Santiago, Cacequi, São Gabriel, Bagé, Capão do Leão, Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Uruguaiana e Alegrete, entre outros.

 

Tratado do

Mercosul

 

A proposta logística apresentada baseia-se no tratado do Mercosul, firmado em 1991, e visa promover maior abertura econômica regional e ampliação dos fluxos comerciais e de investimentos. O projeto também conta com o apoio da Mercovia, concessionária da ponte internacional entre São Borja e Santo Tomé, na Argentina.

Grill garantiu aos prefeitos que vai levar a proposta para o núcleo de governo. Também deixou claro que tem todo o interesse em apoiar a ideia, já que visa o desenvolvimento de uma região que atualmente necessita de apoio do governo para crescer.

 

Você pode gostar também de:

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.