Mudanças são os temas mais debatidos por alunos e professores na volta às aulas

Áurea Vargas, otimista com o início do ano letivo de 2012 na rede estadual de ensino

Algumas escolas da rede estadual de ensino deverão usar esta semana apenas para adequação dos horários de aula e esclarecimento das dúvidas dos alunos. Os principais questionamentos surgiram em relação ao “novo” Ensino Médio.

Na escola General Neto, que é coordenada pela professora Áurea Vargas, a implantação do novo sistema já era projetado desde julho do ano passado, e portanto não existem muitas novidades sobre a questão. “Estamos relativamente calmos, recebemos a mudança desde julho, vamos ver o que pode ser feito, tudo devagar. A gente vai fazer as mudanças gradativamente”, destaca a diretora.

As mudanças propostas pelo Governo do Estado visam combater a alta taxa de evasão escolar e reprovação. A proposta inicial é fazer com que o ensino médio humanize mais o aluno. Não é uma preparação para o trabalho, é para que o aluno saia do terceiro ano do Ensino Médio preparado para a vida fora da escola. “Tem vários objetivos que são colocados, mas a escola do jeito que está não pode ser. Tivemos que nos adaptar com disciplinas novas. Então deveremos ter reuniões mais frequentes com os professores e utilizar uma forma de avaliação diferente da que a gente estava aplicando. Mas estas novidades se aplicam somente ao primeiro ano do Ensino Médio, os segundos e terceiros anos continuam como estão. Nós recebemos o regimento referência do Estado, e deveremos utilizá-lo em conjunto com o da escola. Quando for preciso, a gente usa o regimento do primeiro ano, para os outros casos usamos o regimento da escola”, destaca a diretora.

Áurea destaca que a escola não deve passar por grandes mudanças, uma vez que já é utilizado um sistema de ensino semelhante, que resulta em uma feira realizada no fim de cada ano. No fim do período letivo, os alunos do primeiro ano realizam a apresentação de seminários, em formato de feira cultural, de todas as atividades desenvolvidas.

 

Vagas na escola

 

A diretora da escola General Neto destacou que a disponibilidade de vagas na entidade está delicada. Vagas para matrículas no primeiro ano do Ensino Médio já não existem mais e, para os segundos e terceiros anos, somente nos turnos da tarde e noite. Estas turmas não oferecem mais vagas no turno da manhã.

Já para as turmas de Ensino Fundamental, principalmente as de quinta, sexta e sétimas séries, não existem vagas disponíveis. As turmas que oferecem vagas são as do primeiro ano do Ensino Fundamental. “Assim como nós, acho que várias escolas ficaram com vagas disponíveis, pois não temos mais turmas de pré-escolar, pois estas turmas foram passadas à Secretaira Municipal de Educação”.

Ela espera para os próximos dias a busca por mais vagas e readequações que devem ser feitas nas turmas existentes. A previsão é de que na sexta-feira a escola efetivamente inicie as atividades letivas do ano de 2012. “A prioridade são alunos da escola, aqueles que buscam trocar de turma e de turno, mas mesmo assim cada caso será avaliado”. Para a diretora da escola, a grande procura por vagas no educandário se deve à aplicação do método de ensino utilizado. “A gente está tentando fazer sempre atividades que envolvam a comunidade, e este é o diferencial que muitos pais de alunos procuram”, finalizou a diretora.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.