Rebanhos ainda carecem de pasto

Os campos nativos, com as últimas chuvas, melhoraram sensivelmente a rebrota e, em consequência, a qualidade, mas ainda com baixa disponibilidade de massa verde. As pastagens cultivadas de verão, tanto a anual como as perenes, tiveram um melhor desenvolvimento, aumentando sua capacidade de suporte e qualidade. As pastagens continuam em recuperação após as chuvas, mesmo que esparsas da última semana.

O rebanho de bovinos de corte encontra-se em condições satisfatórias, embora os campos nativos estejam com um desenvolvimento vegetativo muito pequeno. Em algumas regiões, percebe-se que a irregularidade das chuvas prejudica as pastagens, o que já vem ocasionando perda de peso nos animais em algumas situações. As condições sanitárias são boas na maioria dos casos, mas permanecem os cuidados com a verminose e com o controle do carrapato e da mosca do chifre, que têm aumentado sua incidência. O período é de pouca comercialização e o preço está estável.

Na bovinocultura de leite, com as últimas chuvas e a melhora da disponibilidade de pasto e, em consequência, das condições nutricionais do rebanho, espera-se uma reversão na queda da produção ocorrida nos últimos meses e que chegou, em alguns casos, até 60%. As prefeituras estão começando a colocar em prática seus programas de pastagens de inverno, ou seja, estão aceitando as inscrições dos produtores para fazerem suas reservas de sementes, além de organizarem o calendário de utilização das patrulhas mecanizadas. Enquanto isso, os produtores continuam o fornecimento de ração, o que ocasiona um aumento de custo de produção. Os preços do leite continuam sem alterações significativas apesar da situação, com o preço médio do litro estável em R$ 0,70.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.