Carnaval com muito sol e altas temperaturas

A  previsão é de uma semana com temperaturas chegando aos 35°C exigindo uso de proteção

O domingo de Carnaval começou com temperaturas altas ultrapassando os 30C. A previsão de amanhã é de uma tarde com 32 a 35C sendo que na terça-feira poderemos ter algo entre 37 e 40C. Conforme o Clima Tempo nem a serra escapa do calor que lá chega aos 29 a 31C.

O domingo foi de sol e nuvens com tempo seco. Para amanhã mesmo com a previsão de altas temperaturas, o calor elevado com a umidade mais alta deve formar, do meio da tarde em diante, nuvens que trazem aquelas chuvas de verão, mal distribuídas. Para quem está no litoral a previsão é de tempo bom com chance de chuvas esparsas apenas à noite.

Sol

Pra quem vai aproveitar as piscinas do município, lago Batuva ou outros balneários a dica é se cuidar na exposição ao sol. O índice de radiação ultravioleta que vai até 16 está ficando entre 12 e 13 ao longo das tardes. A indicação é de que seja usado grande quantidade de bloqueadores solares.

Prevenção

Para a prevenção não só do câncer de pele como também das outras lesões provocadas pelos raios UV, é necessário evitar a exposição ao sol sem proteção, utilizar chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre.

Evitar a exposição em horários em que os raios ultravioleta são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas, é importante. Embora a exposição solar prolongada não seja boa para a pele em qualquer horário, esse período é o mais danoso.

Percebe-se que as pessoas já absorveram o hábito do uso do protetor solar ao ir à praia, mas ainda não se conscientizaram que o sol faz mal a pele em qualquer local.

A neve, a areia branca e as superfícies pintadas de branco são refletoras dos raios solares. Portanto, nessas condições, os cuidados devem ser redobrados.

Os filtros solares são para uso tópico e visam reduzir os efeitos maléficos da radiação ultravioleta. No entanto nem todos os filtros solares oferecem proteção completa para os raios UV-B e raios UV-A.

Alerta

Os protetores solares reduzem os sinais de excesso de exposição ao sol, como as queimaduras, mas não bloqueiam os efeitos mais danosos à pele como a infravermelha. Portanto, uso de filtro solar não é sinônimo de exposição prolongada e em horários de maior incidência dos raios mais cancerígenos.

O uso do filtro solar não tem como objetivo permitir o aumento do tempo de exposição ao sol. O real fator de proteção varia com a espessura da camada de creme aplicada, a frequência da aplicação e a exposição à água.

Para evitar problemas causados pelos raios ultravioletas, a palavra de ordem é reduzir a exposição ao sol, principalmente das crianças, que desidratam mais facilmente. Para enfrentar o calor, a prudência recomenda sombra, muita água, sucos e muito banho. O banho nos balneários e de piscina não deve ser banido, mas usado com cautela e sempre com proteção! A exposição à radiação é acumulativa, ou seja, quanto mais você fica exposto ao sol, com o passar do tempo mais problemas pode ter. A oftalmologista, Camila Winckler, deixa uma dica simples: “nunca se deve olhar diretamente para o sol, pois a radiação é invisível aos nossos olhos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.