Começa a colheita da Super Safra 2012

Vinhedos 3 plátanos inicia a colheita da safra 2012, que promete ser uma das melhores de todos os tempos

 

Francisco Eckert comemora qualidade da Safra 2012.

Começou a colheita da Safra 2012 dos Vinhedos 3 Plátanos, localizada na região de Palomas em Sant’Ana do Livramento, e que promete ser uma das melhores safras dos últimos anos, pela qualidade que as uvas para produção de vinhos finos atingiram.

 

Vinhedos 3 Plátanos.

O proprietário do vinhedo, Francisco Carlos Eckert, o Chico, está feliz da vida e espera colher em torno de 80 mil quilos de uvas tintas e 35 mil quilos de uvas brancas nesta safra, mostrando a capacidade de recuperação do vinhedo, que no ano de 2009 foi atingido por um temporal de granizo, que destruiu toda a plantação de uvas brancas e 30% das uvas tintas.

 

Nesta safra, cerca de 20 funcionários estão fazendo a colheita manualmente das uvas da propriedade, que são de 4 espécies: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Tannat e Cabernet Sauvignon.

Segundo Chico Eckert, a qualidade que as uvas alcançaram neste ano superará qualquer previsão, tornando-se uma Safra espetacular: “Esta será uma das melhores safras de todos os tempos. Será espetacular”, afirma o proprietário.

Vinhedos 3 Plátanos.

O clima influenciou na qualidade das castas que estão sendo colhidas: “A estiagem está sendo ruim para alguns setores, porém para a vitivinicultura está sendo excelente”, ressalta Eckert.

 

O inverno foi muito frio, chovendo na época necessária, e o verão foi extremamente seco, ajudando na maturação e na elaboração de açúcar das uvas, fazendo com que o grau Babo (teor de açúcar da uva) fique em torno de 21° para o Cabernet, 24° para o Tannat e 22° para o Cabernet, gerando uvas de grande qualidade para a produção de vinhos finos.

O proprietário espera terminar nesta sexta-feira a colheita das uvas brancas. Logo após, do dia 15 ao 20, ele espera colher as uvas Tannat, e no início de março finalizar, colhendo as uvas Cabernet Sauvignon.

Após a colheita, as uvas tintas são encaminhadas para a vinícola Goés & Venturini da cidade de Flores da Cunha e as uvas brancas para a vinícola Casa Valduga de Bento Gonçalves, onde são produzidos os vinhos finos.

 

Por Luís Fernando Martins

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.