Almadén abre colheita da uva e seis milhões de quilos deverão ser colhidos até meados de março

“Expectativa é de aumento da área plantada e crescimento ainda maior da quantidade de uvas colhidas”, diz responsável pelos vinhedos

Fabrício Domingues – Engenheiro Agrônomo responsável pelos vinhedos da Almadén (e) – recepcionou a secretária de Turismo de Livramento, Denise Toledo (d), ontem, na abertura de mais uma colheita da uva

“Esta é a maior plantação de uvas do Brasil”. A frase foi dita ontem à tarde por Fabrício Domingues – Engenheiro Agrônomo, responsável pelos vinhedos da Almadén – durante a abertura da colheita de mais uma safra em Sant’Ana do Livramento. O entusiasmo estampado nas feições de Fabrício pôde ser compartilhado pela verdadeira legião de trabalhadores, um total de 250, entre fábrica e vinhedo, que têm na grande quantidade de uvas colhidas, cerca de 6 milhões de quilos, a garantia da manutenção dos postos de trabalho.

Para Fabrício, o fundamental agora é ficar de olho nas condições climáticas, para que o trabalho não venha a ser comprometido e tudo acabe dando certo no fim. “Estamos iniciando a colheita agora, com previsão de término até 15 de março. Se o tempo continuar como está nesta semana, a safra vai ser boa, a exemplo, ou melhor, do que a registrada no ano passado. Agora, se começar a chover, nos dá prejuízo, porque não se consegue maturação das uvas e isso pode ocasionar alguma podridão. Até agora está tranquilo, mesmo com as chuvas de dezembro. O clima assim, bastante calor durante o dia e temperaturas mais baixas durante a noite, para nós é excelente, pois nos dá a amplitude térmica. Esse fenômeno é essencial para que tenhamos frutas melhores, com impacto direto no produto final. Se esse clima se manter, teremos vinhos maravilhosos”, explicou o responsável pelos vinhedos. 

Área

“Este ano, já plantamos mais 8 hectares, e nossa meta é ampliar ainda mais, sempre com irrigação. Aqui não se fala mais em plantar sem irrigação. Hoje, o total plantado é de 600 hectares. Produzindo, são 540 hectares que nos deram esses fantásticos 6 milhões de quilos de uva. Ou seja, é a maior plantação de uvas do Brasil”, revela o engenheiro, empolgado com os planos de ampliação gradativa da área plantada. 

Análise

“A safra vai ser muito boa. Está tudo absolutamente em dia, apesar do ano ter sido difícil. Conseguimos contornar todas as barreiras que o tempo nos impôs. Agora, vamos colher o resultado com esta, saindo aqui do campo sem jamais esquecer que equipe é fundamental para que possamos alcançar os melhores resultados”, frisou. 

Visita

A secretária de Turismo de Sant’Ana do Livramento, Denise Toledo, acompanhou de perto a abertura da colheita da uva na tarde de ontem, nos vinhedos da Almadén. Para a secretária, fomentar o chamado “enoturismo” é uma das ferramentas que pode auxiliar o município a alavancar esta e outras potencialidades. “Estou bastante satisfeita com os novos horizontes, e os resultados da Almadén nos permitem sonhar com grandes parcerias e com a preparação de projetos que façam com que os turistas venham para cá e desfrutem das nossas uvas e de nossos vinhos”, disse. 

CLEIZER MACIEL
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.