Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2012

Visita à Galícia

Estamos desde o início desta semana em visita à Galícia, no noroeste da Espanha, um dos grandes centros da produção leiteira mundial. Nossa visita busca conhecer o processo produtivo local adotado na província de Lugo, uma das quatro deste Estado Independente, entender o que foi feito para, em 20 anos, triplicar a produtividade do rebanho e firmar um protocolo de intenções com o objetivo de ampliar os acordos de cooperação técnica e científica. Com um rebanho de 350 mil vacas, a Galícia responde por 42% do leite espanhol. A produtividade média, que nos anos 90 era de 10 litros/vaca/dia, hoje alcança 28,4 litros/vaca/dia. Para efeitos de comparação, no Rio Grande a produtividade média é de sete litros/vaca/dia. O melhoramento genético, o rigoroso controle sanitário, a qualidade nutricional e o manejo adequado são as bases das transformações.

Delegação

A nossa delegação é composta pelos deputados estaduais Aloisio Klassman, Ernani Polo e Zila Breitenbach. Pelo Sub-procurador Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles e pelo promotor público Paulo Estevam Costa Castro Araújo, nossos parceiros na implantação do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose, além do presidente da Fetag, Elton Weber, do assessor da diretoria de Planejamento do BRDE, José Miguel Pretto, o Diretor do projeto “Vale dos Lácteos”, Carlos Alberto Freitas, o Diretor Comercial GMG Internacional, Eduardo Grandal, o Presidente da Câmara Temática do Leite, Gilberto Piccinini e o presidente Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Oreno Ardêmio Heineck. Pela secretaria da Agricultura, estão conosco o coordenador da Câmara Setorial do Leite, João Milton Cunha, o Diretor do Departamento de Planejamento e Fomento Agropecuário, Márcio Pestana, o jornalista Renê Silva de Oliveira. Também na delegação, Tarcísio Jose Minetto, Chefe de Gabinete da Liderança da Bancada do PSB na Assembléia Legislativa.

Governo e iniciativa privada

A revolução introduzida na Galícia começou a partir de um trabalho integrado entre governo e iniciativa privada. Um exemplo disso é a Xenetica Fontao, criada para introduzir melhorias genéticas que sustentassem o programa. Oitenta por cento do seu capital é estatal e 20% proveniente das associações de criadores. Hoje, é a maior empresa de tecnologia genética da Espanha e uma das maiores do mundo, que se utiliza de técnicas de transferência embrionária desenvolvidas na Universidade de São Paulo (USP). Aqui, toda a cadeia produtiva funciona de forma estruturada. Um modelo para nós que temos o desafio de qualificar a nossa produção leiteira, aumentar a produtividade e ampliar a produção.

Visitas

Visitamos propriedades, o Centro Tecnológico de Produtos Lácteos, vinculado a Universidade de Santiago de Compostela, que tem entre as suas principais ações o desenvolvimento de novos derivados de lácteos. Uma empresa que produz e industrializa o leite. O comércio local. Conhecemos o processo de certificação.

Transferência de tecnologias

Nesta quinta-feira assinaremos com a Ministra do Ministério da Agricultura da Galícia, Rosa Quintana, uma carta de intenções para aprofundarmos as relações que já temos com aquela região, a partir do Vale do Taquari. Isso nos abrirá a possibilidade, sobre a qual já conversamos com os responsáveis, de instalarmos no Rio Grande do Sul um centro avançado de transferência de tecnologia do Xenética Pontao no Rio Grande do Sul.

Deputado Estadual / Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio
gabinete@agricultura.rs.gov.br

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.