Almadén inicia a colheita da Safra 2012

Expectativa é de que a safra seja histórica, devido à qualidade das castas produzidas este ano

Afrânio Moraes acredita que a Safra 2012 será histórica

Começou nesta segunda-feira, e irá até o segundo semestre de março, a colheita da Safra 2012 da Vinícola Almadén, que promete ser histórica. A expectativa é de que sejam colhidos mais de 5 milhões de quilos de uvas neste ano, que produzirão em torno de 3 milhões e 600 mil litros de vinhos finos e espumantes.

Foram plantadas 22 espécies de castas de uvas, nos 525 hectares da empresa. As primeiras castas colhidas foram as de uvas brancas, Gewurztraminer.

A colheita está sendo feita pelos 110 funcionários contratados, mais os 80 funcionários fixos da empresa. Em 200 ha, será utilizada a colheitadeira de origem francesa Pellenc 3052 Smart Sistéme, que colhe de 6 a 7 ha de videiras por dia, com perda mínima de 1,5 % das uvas colhidas, garantindo maior agilidade e eficiência na colheita.

Colheitadeira de origem francesa colhe de 6 a 7 hectares por dia.

Segundo o manager da Almadén, Afrânio Moraes Filho, a safra deste ano será histórica pela qualidade das castas, que devido ao clima chuvoso do inverno e à estiagem dos últimos meses, favoreceu a maturação das castas: “Esse ano, será uma das melhores safras, pois o clima foi perfeito. Com as chuvas do inverno e a estiagem agora, o grau de maturação das uvas foi bárbaro”, afirma Afrânio, que acredita que a Safra de 2012 possa superar a de 2005, que foi histórica pela qualidade dos vinhos produzidos: “A expectativa é de que a safra deste ano seja melhor do que a safra histórica de 2005. O clima deste ano favoreceu muito a qualidade das uvas”.

O engenheiro agrônomo responsável pela produção de uvas da vinícola, Fabrício Domingues, também afirma que a Safra 2012 será histórica, com qualidade excepcional: “Como este ano, não vai ter igual. O frio no inverno foi perfeito, a chuva, a estiagem, tudo foi perfeito para a produção de uva. Este ano foi ideal para a produção de uvas de qualidade”.

O engenheiro agrônomo Fabrício Domingues afirma que a qualidade da safra 2012 será perfeita

Após a colheita, as uvas vão para a cantina, onde são resfriadas e vinificadas imediatamente, passando para o processo de fermentação, que dura em torno de 12 dias para os vinhos brancos e 15 dias para os vinhos tintos.

Após a colheita e o processo de produção e finalização, as bebidas são engarrafadas em Sant’Ana do Livramento e distribuídas para todo o Brasil.

Em maio, os vinhos brancos da safra 2012 já estarão no mercado. Já os vinhos tintos, estarão no segundo semestre.

Os maiores mercados da vinícola Almadén são o Rio Grande do Sul e a região Sudeste, principalmente São Paulo, onde o vinho Cabernet Sauvignon é muito consumido, além dos espumantes, que foram lançados em 2011 e já tiveram uma aceitação muito boa no mercado.

Você pode gostar também de:

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.