O sol nasceu para todos

Nem sempre as coisas estão bem, é verdade. Na roda gigante da vida, uns estão em cima, outros estão baixo. Para uns há calor, para outros, frio. Enquanto parte do planeta dorme, outra anda de olhos abertos. Uns nascem, outros se vão…

Infelizmente, a seca trouxe a estiagem e os prejuízos ultrapassaram os R$ 40 milhões. Não seria exagero dizer que é uma tragédia para a agropecuária. A média de janeiro, para se ter uma ideia, é de 115mm e, no entanto, choveu apenas 12 mm. A defasagem hídrica chega a 450 mm e, dessa forma, não há quem aguente. O decreto de Situação de Emergência vem a calhar com as necessidades do município, que clama por São Pedro.

Por outro lado, Sant’Ana do Livramento também tem a comemorar: neste ano, a Vinícola Almadén festeja uma das melhores colheitas dos últimos anos. Só em qualidade, a colheita foi superior à última de mesma magnitude, que aconteceu em 2005. Os números mostram que agora serão colhidos cinco milhões de Kg de uva e uma produção estimada de mais de três milhões de litros de vinhos finos e espumantes, com uma variedade de 22 espécies de castas de uvas. Somente para esta colheita, o quadro de funcionários foi encorpado e 110 trabalhadores foram contratados para o integrarem o time da vinícola.

Felizmente, temos o Aquífero Guarani e o sol. Embora limitados pela capacidade energética que comportam, ambos indicam que a natureza é generosa. Mas, claro, não é por isso que o alarme não deva soar e não devemos estar atentos à finitude dos recursos naturais. Seguimos com nossa campanha de que neste verão devemos manter a consciência cada vez mais aberta enquanto reduzimos a quantidade de água que vai pelo ralo.

Não podemos esquecer que, enquanto fizemos ‘x’, alguém faz ‘y’. Claro: o “poder” de escolha do sexo feminino dá esse privilégio de escolha às mulheres. Por vezes, é liberado o ‘x’, que se junta ao ‘x’ proveniente do homem, noutros casos, é liberado o ‘y’. Mas ambos estão ali, precisando um do outro, se complementando ainda que como membros do código genético. Ambos com capacidade de realização e de deixarem de ser possibilidade para se tornarem realidade. Felizmente, um dia vem o ‘x’, outro dia é a vez do ‘y’.

Infelizmente, a Situação de Emergência foi decretada. O porém positivo vem com notícias como a da safra mais produtiva dos últimos anos da Vinícola Almadén. E não esqueçamos que estamos no verão e, logo, logo, chega o outono, o inverno e, em meio à troca de estações, as chuvas que prometem, segundo as previsões meteorológicas, chegarem ainda nesta semana.

Os opostos se complementam, é preciso a seca para existir a chuva, e vice-versa. É preciso o Padre para rezar a missa. A missa não tem sentido sem o padre, ou pastor, que seja. O importante é que o sol brilha para todos, que estão no aqui e agora.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.