Redução de chuvas pode afetar produção de leite

A produção de leite no Rio Grande do Sul voltou a se estabilizar, com aumento de volumes nas principais bacias leiteiras do Estado. Entretanto, a redução das chuvas poderá afetar a quantidade e qualidade da alimentação do rebanho, com reflexos na produção de leite. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS), caso a estiagem se configure e tome maiores proporções, deverá aumentar o uso de ração concentrada.

As lavouras de milho para silagem em fase mais adiantada já estão entrando em pendoamento e, caso não ocorrer chuvas mais abundantes nos próximos dias, já ocorrerá a utilização dessas lavouras. Na região produtora do Alto Uruguai, onde havia preocupação com relação às precipitações, na última semana choveu 53 milímetros, e isso trouxe alívio aos produtores, porque fazia duas semanas que não chovia na região.

A atividade leiteira no Rio Grande do Sul está em boa fase, com aumento de investimentos no setor. A alta da produção no Estado também se dá pela entrada de novos investidores na atividade e, também, devido à melhora das condições de alimentação e qualidade do rebanho gaúcho.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.