Remates da 34ª Feira de Ovinos de Verão começam em alta na Rural

Mesmo com redução na oferta de cordeiros e borregos, município mantém maior rebanho ovino

Boa parte da oferta de animais apresentados em pista foi arrematada por valores considerados bons.

Corriedale, Ile de France, Ideal e Merino (Machos e fêmeas tatuados) e Ovinos Gerais, um verdadeiro desfile de qualidade, genética superior e muita tradição, marcou a primeira noite de remates dentro da 34ª edição da Feira de Ovinos de Verão. O evento é considerado um dos mais importantes do Estado. Apesar de uma diminuição conjuntural na oferta de cordeiros e borregos – excesso de chuvas e de frio na época do nascimento, ataques de javalis aos rebanhos e, agora, estiagem – o município que possui o maior rebanho ovino do País, Sant’ Ana do Livramento, com 450 mil cabeças, iniciou uma verdadeira festa da ovinocultura com a feira de verão.

Borregos da Cabanha São Pedro entram em pista na próxima quarta-feira, na Rural

De acordo com o presidente da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, o momento é considerado extremamente favorável para o agronegócio, atividade que recupera fôlego depois um período considerado de baixa. “Atrevo-me a sugerir aos arrozeiros uma pequena experiência com ovinos; atividade secular, com fácil manejo, apropriada ao trabalho de crianças e velhos, podendo ser desenvolvida em pequenas áreas. O lucro é certo e a atividade propicia muito prazer para quem a faz. Necessita de pequenas áreas para ser desenvolvida: temos varias propriedades terminando ovinos para abate em pastagens cultivadas de inverno ou verão sem suplementação, com lotações de 10 a 15 cabeças por hectare.

A suplementação, se bem conduzida, favorece em muito a terminação. O mercado e o consumidor estão ávidos por carne ovina de boa qualidade. Em 10 hectares seria possível criar um rebanho. Nesta atividade a renda certa vem da lã, dos cordeiros para abate e dos ventres a serem descartados”, frisou Maciel. A noite de sábado foi marcada pela presença de compradores de diversas cidades do Estado que vieram para Sant’ Ana do Livramento especialmente para levar para seus estabelecimentos um pouco mais da qualidade dos produtos que são oferecidos pelos produtores santanenses que ocupam um lugar de destaque no cenário nacional. Boa parte da oferta de animais apresentados em pista, incluindo premiados com capacidade para representar com extrema capacidade nas feiras de verão em diversas cidades do Estado, foi arrematada por valores considerados bons para o momento.

São Pedro adquiriu carneiro campeão

Cabanha Artigas

Nesta segunda-feira, toda a tradição da Cabanha Artigas, um dos estabelecimentos de maior reconhecimento como criatório de ovinos, será apresenta no local de remates da rural em mais uma edição do seu evento. A expectativa é crescente tanto entre vendedores quanto com compradores que esperam poder realizar grandes negócios.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.