Melancias são espalhadas para uma alimentação mais saudável

Há 20 anos, plantador vendemelancias no Parque da Hidráulica

Torbes planta melancias pela primeira vez nesta safra

A vista que alimenta quem caminha pela divisa entre Sant’Ana do Livramento e Rivera não está recheada apenas pelos marcos divisórios da Fronteira da Paz. Se no frio as lenhas tomam conta da paisagem, no verão são as melancias quem dão as caras para alimentarem a vida dos fronteiriços.

Além de colorirem a vista dos pedestres que transitam pelas bordas do Departamento de Água e Esgotos (DAE), as dezenas de melancias convidam os santanenses a alimentarem-se e refrescarem-se em meio ao caminho que percorrem, seja indo para o trabalho, para casa, ou simplesmente para fazer uma caminhada ou corrida com o objetivo de manter o corpo saudável. Aliás, a melancia é fonte de vitaminas B1, B2, fósforo e cálcio. “Pra mim é uma das melhores frutas da época que existe”, comenta Emerson Frederico Torbes, plantador de melancia.

Torbes está com os frutos de sua colheita desde meados de dezembro na Hidráulica. E é bom você ficar atento: as vendas, segundo ele, seguem até o período de Carnaval, que acontece entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2012. Verde por fora, vermelha por dentro: as melancias de Torbes não contêm produtos químicos, são produzidas de modo orgânico.

Perdas diminuem oferta

Embora o verão seja convidativo a diversos afazeres das pessoas, por outro lado, ele não é bom para quem planta melancias, como Emerson Frederico Torbes. Segundo o plantador, nesta safra já foram perdidos 25 hectares. A seca é o maior inimigo e diminuiu a oferta para seus clientes.

Mesmo com tudo isso, as melancias estão no Parque aguardando os fronteiriços. Colorindo a paisagem, principalmente, dos transeuntes, elas são uma das fontes de vitaminas para que possamos nos reabastecer no verão quente da Fronteira da Paz. Se você ficou com apetite e quer saber o preço, basta ir até a Hidráulica e comprar este fruto que, apesar da seca, traz vida para o organismo humano.

Trabalho no campo vem de família

De acordo com Torbes, o trabalho no campo já vem de família. Ele mesmo já trabalhou com outras culturas como arroz e soja. Antes, apenas vendia as melancias, mas agora é responsável por toda etapa produtiva. Este é o primeiro ano que não só vende melancia, como prepara a terra e faz sua plantação.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.