Redução nas ocorrências gerais da região é o destaque da Prestação de Contas

Comando regional também apresentará os resultados dos projetos preventivos realizados, entre eles o Bombeiro Mirim

O major Pedro Ricardo Maron Burgel realizará a prestação de contas nesta tarde, no Corpo de Bombeiros

O 10º CRB-Comando Regional de Bombeiros da Brigada Militar, com sede em Livramento, realiza nesta terça-feira (10), a prestação de contas dos resultados alcançados em 2011 e do projeto Bombeiro Mirim.

O evento ocorre às 16h30, no salão de eventos do 10º CRB, na rua Duque de Caxias e contará com a presença de representantes da comunidade, autoridades civis e militares.

Entre os números que serão apresentados, está a redução de 20% nas ocorrências gerais da região de abrangência do referido comando. Segundo o comandante do 10º CRB, major Pedro Ricardo Maron Burgel, em 2011 totalizaram 5.498 ocorrências, contra 6.817 no ano anterior. “Em Livramento, os resultados ainda foram melhores, ou seja, redução de 25% nas ocorrências gerais. Em 2011, foram computadas 1.647, contra 2.197 do ano anterior. Entre as quedas, esteve o número de incêndios em Livramento, com queda de 37,5%, com 269 ocorrências em 2011, contra 431 em 2010″, destacou Burgel, lembrando que os dados serão todos apresentados no evento desta terça-feira.

Entrevista

A Plateia: O 10º Comando Regional de Bombeiros estará apresentando, nesta terça-feira, uma redução nos números das ocorrências atendidas pelos bombeiros na região. A que se deve tal fator?

Burgel: A prestação de contas dos resultados das atividades do Corpo de Bombeiros não é só de Livramento, mas de toda a Região de abrangência do 10º Comando Regional de Bombeiros. Nesta prestação de contas, ficará constatada uma redução das ocorrências, de cerca de 20% com relação ao ano anterior, onde também consta a redução dos salvamentos realizados pela Resgate, como acidentes de trânsito. Esta redução se deve muito à questão da entrada da prestação do serviço Samu-Salvar, em Livramento e também em Uruguaiana. Além disso, os resultados advêm da questão do trabalho da prevenção, da mídia, da divulgação de material preventivo, que foi bastante intensificado nestes últimos dois anos, e aguardamos para 2012 poder manter esta redução nas ocorrências.

A Plateia: A prestação de contas acontece somente em Livramento ou também nas outras cidades da região?

Burgel: Nos anos anteriores, foi somente em Livramento, aqui na regional e cada fração tinha o “livre arbítrio” de realizar sua prestação de contas do fundo municipal, assim como ocorreu em Uruguaiana também. Então, este ano, o comando decidiu fazer a prestação de contas, dando ênfase para Livramento neste dia 10, em Uruguaiana no dia 12 (quinta-feira) e no dia 18, em Bagé.

Depois, cada comandante de fração irá realizar, mas sempre com a presença do comando regional, prestigiando e participando das reuniões, em Dom Pedrito, Rosário do Sul e Alegrete.

A Plateia: De que forma o comando irá conseguir manter estes índices com a redução do efetivo que ocorreu neste período?

Burgel: A região de atuação sofreu uma queda de 20 bombeiros em seu efetivo, por motivos diversos como aposentadorias, entre outros.

Estamos na expectativa da realização deste concurso público, o qual prevê 600 vagas para bombeiros e 1,4 mil para o policiamento. Desta forma, esperamos minimizar esta questão, embora saibamos que somente isso não irá resolver por completo a falta de profissionais, mas já é um bom passo para que se possa recuperar os efetivos, e isso a partir de 2013.

Nós temos a questão dos temporários, onde o 10º CRB ficou com boa parte do efetivo do último concurso público temporário para bombeiro, ficamos com 74, com mais cinco já existentes, totalizamos um efetivo de 79, mas hoje acabamos ficando com 69. Certamente 70% destes servidores, hoje temporários, passarão neste concurso, pois já estão se preparando com bastante antecedência. Então, para 2012, esta é uma das preocupações do comando em termos de recursos humanos. Já estamos nos preparando para isso, na realidade estamos sempre trabalhando antecipadamente com estas previsões, acompanhando estas variáveis para que possamos nos planejar com antecedência para atender corretamente a comunidade.

A Plateia: O comando se considera satisfeito com relação aos equipamentos das frações da região?

Burgel: Sim. Claro que é óbvio que gostaríamos de ter cada vez mais, e isso é normal, pois temos muitas inovações neste sentido. Hoje, temos um patamar de bom para muito bom, na questão de EPI-Equipamentos de Proteção Individual, ou seja, tem que ser de acordo com cada servidor – o bombeiro tem que estar calçando a bota do seu número, a calça no tamanho certo, o capacete, enfim. Temos, também, os recursos que advêm da Consulta Popular – Orçamento Participativo. Nestes últimos dois anos, vieram muitos equipamentos e em 2011 recebemos, por exemplo, dois encarceradores. Então podemos dizer que a Região está bem servida de equipamentos, fora outros equipamentos que complementam o trabalho durante as ocorrências, como serras elétricas. Tudo fruto de um trabalho de planejamento que vem sendo realizado por toda a equipe na região.

A Plateia: No seu ponto de vista, qual a importância da realização de prestação de contas?

Burgel: Entendemos que é importante divulgar o trabalho que estamos realizando, mesmo porque a gente busca na comunidade, nas forças vivas da comunidade, apoios, parcerias, como é o caso da realização do projeto de Prevenção em Residências e o projeto Bombeiro Mirim. São dois projetos que buscamos apoio na comunidade para que possamos atender as crianças, atender as visitas em residências, onde também realizamos a vistoria no gás de cozinha, com troca de mangueiras e válvulas. Neste sentido, precisamos de parcerias, ou seja, naquela residência onde a compra de uma válvula ou mangueira compromete a compra do leite para as crianças, por exemplo, por dois ou três dias, e é nestas situações que procuramos atuar. Quero dizer com isso, que o projeto atua realmente na causas do incêndio e teve um indicador excelente em 2011, ou seja, nossa meta é de 7.500 residências no mínimo no ano, e em 2011 conseguimos chegar a quase 11 mil residências em toda a região. Livramento não liderou neste indicador, em relação às outras frações, mas cumpriu com quase o dobro das residências que estavam previstas. Livramento e Dom Pedrito, vamos dizer assim, têm o maior número de residências e uma metodologia muito boa neste processo.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.