Cavalgada dos Ventos vai definir roteiro para passeios turísticos na fronteira

Pelo projeto, integrantes do Grupo Santanense de Cavalgadas devem “adotar” visitantes durante o percurso

Roteiro da Cavalgada iniciada ano passado é marcado pelas belas paisagens da campanha gaúcha

O passeio a cavalo denominado Cavalgada dos Ventos, que reúne aficcionados pela atividade equestre em um percurso de aproximadamente 23 km desde o primeiro até o último marco de fronteira na divisa com o Uruguai, dentro dos limites de Livramento, chega neste ano a sua segunda edição com inovações em relação ao ano anterior. Uma das principais novidades da promoção cultural será a demarcação de um roteiro para a realização de passeios turísticos a cavalo ao longo da linha de fronteira, visando com isso oferecer mais uma atração para os visitantes que chegam a Livramento e Rivera e projetar a cultura, a tradição e a história da Fronteira da Paz.

A “Cavalgada dos Ventos e da Linha de Fronteira” é uma iniciativa do Grupo Santanense de Cavalgadas e da empresa SL Produções e Eventos, com apoio da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo-CMT e patrocínio da Eletrosul,SS possibilitando o convívio com as belas paisagens da campanha gaúcha, agora ornamentada pela bela vista das torres do Parque Eólico Cerro Chato. Ao longo do percurso, ainda, a programação da cavalgada inclui refeições com pratos da culinária campeira, palestras, danças e show campeiro com o melhor da música gaúcha local.

O tradicionalista João Pires, do Grupo Santanense de Cavalgadas, e o coordenador da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo, Sérgio Munhoz, explicam que a segunda Cavalgada dos Ventos amplia o projeto “para que turistas possam participar do roteiro, cavalgando entre Brasil e Uruguai numa aventura ímpar e histórica”. Cada cavaleiro do grupo santanense de cavalgadas adotará um turista e, além de acompanhá-lo lado a lado a cavalo, oferecerá segurança e passará informações sobre a história, a fauna e outras características ambientais. A respeito das informações do parque eólico e o papel de produzir energia limpa na fronteira, a comissão organizadora contará com o apoio da Eletrosul.

A 2ª Cavalgada dos Ventos ainda tem o apoio da Prefeitura Municipal e contará com uma infra-estrutra voltada para desenvolver o turismo rural. Interessados em participar da cavalgada, que será realizada na segunda quinzena de fevereiro, podem fazer contato com o Grupo Santanense de Cavalgadas ou com a CMT, através do e-mail: cmtlivramento@bol.com.br. Os organizadores informam que neste ano, as vagas serão limitadas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.