BQB encerra oficialmente os voos entre Rivera e Porto Alegre

A empresa fez, na tarde de ontem, o seu último voo dentro da rota Porto Alegre/Rivera. Agora, a companhia fará apenas voos entre Rivera e Montevidéu e Rivera e Florianópolis

 

Para Porto Alegre, não mais. A companhia encerrou oficialmente, na tarde de ontem, os voos da rota que ligava Rivera à capital do Rio Grande do Sul

A história se repete nos céus de Sant’Ana do Livramento. Assim como em anos anteriores, quando a extinta Varig deixou de operar na cidade ligando a Fronteira com o restante do País e mundo, há pouco mais de dois anos, depois de pomposa inauguração, a NHT Linhas Aéreas anunciou o fim das suas atividades, removendo, inclusive, todo o seu efetivo para a cidade de Pelotas, na zona Sul do Estado, deixando os moradores de Livramento e Rivera ligados ao resto do planta apenas pelas vias terrestres. A realidade parecia sofrer uma grande modificação com a instalação da nova empresa aérea Buquebus, uruguaia, que tão logo deu início às suas atividades ligando Rivera até Montevidéu, inaugurou a rota Rivera/Porto Alegre/Rivera. Comemorado pelos uruguaios e brasileiros, o dia 16 de julho de 2010 marcava o início oficial dos voos entre Rivera e Porto Alegre.

Na data, confirmada e conferida de perto pela reportagem de A Plateia, vinte passageiros embarcaram no voo em direção a Porto Alegre e 50 minutos depois desembarcaram no Aeroporto Salgado Filho, com ares de extrema satisfação. Um ano e meio depois, o anúncio, feito há pouco mais de trinta dias pela gerente de operações da BQB no Uruguai, Claudia Fuentes, frustrou parte dos usuários, que se acostumaram a embarcar sem perder tempo em Porto Alegre ou em Rivera. Em entrevista concedida recentemente para o Jornal A Plateia, Fuentes disse que a comunidade ainda poderá vir a contar com os voos regulares da BQB entre Rivera e Porto Alegre, desde que se manifeste neste sentido e comece realmente a utilizar os serviços.

O último voo

Passavam alguns minutos das 17h de ontem, quando a aeronave pousou pela última vez, vinda de Porto Alegre, no aeroporto Oscar Gestido, na vizinha cidade de Rivera. Nos rostos, a expressão frustrada de quem sabe que a partir de agora, os 50 minutos de agilidade serão substituídos por seis horas por via terrestre.

Foi bom enquanto durou, mas…

Foi pouco mais de uma ano e meio de atividades que deixarão saudades em quem se acostumou a utilizar os serviços da BQB.

Diferentemente do dia 16 de julho de 2010, quando os passageiros sorriam no interior da aeronave, comemorando a inauguração da rota, ontem os semblantes um pouco mais fechados deixavam clara a sensação de que a partir de agora o serviço deixa órfãos aqueles que têm pressa e estão conectados, por conforto ou necessidade, à correria do mundo moderno.

Em 16 de julho de 2010, o jornal A Plateia noticiava o funcionamento da rota que ligava a Fronteira ao resto do mundo.

Ontem, a reportagem de A Plateia cobriu o apagar das luzes da mesma rota, que a partir de agora está suspensa por ordem da direção da BQB. Foi bom enquanto durou, mas o que é bom, dura pouco.

 

“Lamentavelmente, esse foi o último…”

Presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Sant’Ana do Livramento

Para o advogado, ex- -presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Sant’Ana do Livramento, o último voo entre Porto Alegre e Rivera pela BQB marca um período constrangedor para uma comunidade que visa o crescimento. “Acho que muitas pessoas, por questões culturais, talvez, não entenderam o significado de utilizar os serviços aéreos. Creio que não é uma suspensão dos serviços, mas sim uma desistência por parte da BQB e só resta lamentar por mais esse serviço que perdemos e que nos colocava com mais rapidez na capital dos gaúchos”, afirmou.

 

 

 

Por Cleizer Maciel

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.