Comunidade avalia administração municipal

Realizada em novembro, a pesquisa do Instituto Methodus – Associação dos Diários do Interior (ADI) fez uma avaliação da administração municipal, bem como cumpriu com o objetivo de investigar a percepção dos leitores sobre os temas gerais da cidade, sendo realizadas 300 entrevistas, com margem de erro prevista de 5,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos. Foram ouvidas pessoas, leitoras de jornais, de ambos os sexos, com 18 anos ou mais, as quais responderam questionários elaborados de acordo com os objetivos da pesquisa, com filtragem e verificação de todos os questionários realizados e checagem de 20% deles. Para os entrevistados, as cinco prioridades do município (as quais foram temas de entrevistas ao longo da última semana, com os respectivos secretários municipais) são asfaltamento e pavimentação em 1° lugar, postos de saúde em 2°, desenvolvimento econômico e geração de empregos em 3°, segurança em 4° e 5° iluminação pública. De acordo com os dados do Methodus, os três serviços melhor avaliados são abastecimento de água, limpeza pública/coleta de lixo e transporte coletivo.

Nos gráficos realizados a partir dos levantamentos da pesquisa, 42,9% dos entrevistados qualificaram a administração municipal do prefeito Wainer Machado como péssima e ruim, enquanto 6,4% entre ruim e regular, ao passo que 30,9% opinaram que está regular.

Na outra ponta, os programas de habitação – que vêm sendo trabalhados fortemente pelo governo municipal junto às populações de baixa renda – registraram uma média de 0,10% ocupando a posição 14 na escala das prioridades, enquanto o transporte coletivo, na 13, é que precede esse segmento.

No gráfico de avaliação dos serviços, o Instituto Methodus, por intermédio de seus pesquisadores, solicitou que os entrevistados avaliassem os serviços municipais, atribuindo-lhes uma nota entre 1 e 7. No aspecto positivo, o abastecimento de água obteve 60,9% como bom ou ótimo; seguido pela limpeza pública e coleta de lixo, com 44, 3% e o transporte coletivo 38,8%. Esporte e lazer também registraram aprovação, em 28,5% das entrevistas.

Na média geral, ponderada, apenas duas pessoas afirmaram não saber opinar.

Prefeito considera desempenho regular


O prefeito Wainer Machado fez uma leitura da pesquisa do Instituto Methodus e, após, avaliou o material para a equipe de reportagem de A Plateia/RCC FM. Após a avaliação específica, o primeiro mandatário passou à reportagem uma avaliação ampla a respeito do ano de 2011, com diversos números e informações, já fazendo um primeiro anúncio. “Estamos pensando firmemente em realizar concurso público para, no mínimo, 300 funções no próximo ano, pois há carência de recursos humanos” – disse. A avaliação do ano de 2011 será tema específico de reportagem nas páginas da edição especial de fim de ano.

Prefeito Wainer, ontem pela manhã, durante entrevista no gabinete

Mantendo o foco nas informações da pesquisa, o primeiro mandatário avaliou como regular o resultado e disse que esse índice é o reflexo do processo político, pois as pessoas esperam várias soluções da administração pública e as querem de forma imediata.

 

“Têm razão os santanenses em cobrar da Prefeitura e, como prefeito, estou ciente de que tenho que ser cobrado. É lógico, diante da realidade, que haja uma insatisfação de parte dos contribuintes, pois talvez não tenham encontrado eco em seus anseios nos diversos setores, mas avalio o resultado obtido pela administração nas entrevistas realizadas na pesquisa Methodus como regular e, com certeza, a partir desses dados, teremos repercussões positivas e melhores nos meses vindouros, especialmente no primeiro semestre de 2012” – pondera o Prefeito, deixando claro que os reflexos dos investimentos que estão sendo realizados – já anunciados pelos secretários (postos de saúde, ambulâncias; chegada de empresas e reciclagem de agroindústrias já instaladas, bem como outras ações específicas) deverá se refletir no próximo ano, sendo registrado nas opiniões colhidas em futuras novas medições e, cujo resultado deverá indicar novos números, mas positivos e sinalizadores de melhorias que já estão sendo implementadas, bem como de outras que virão, principalmente no que diz respeito a asfaltamento.

Conforme Wainer Machado, os cidadãos precisam assimilar que o funcionamento da coisa pública não é baseado nas vontades individuais, mas em ritos e processos que precisam ser cumpridos e observados.

“O resultado percentual de descontentamento é o reflexo claro do período, pois vivemos, no âmbito municipal, um conflito de quais problemas solucionar. Trata-se de um conjunto de dificuldades que existem e estão representadas nos índices, valendo ponderar que há também situações que registraram melhorias no que tange a serviços públicos” – argui, salientando que os problemas financeiros da Prefeitura Municipal se mantêm como elementos entravadores.

Baixa disponibilidade de recursos e dívidas são entraves

Ontem, durante mais de uma hora, Wainer Machado, Bento Carrasco e Thomaz Guilherme Goia em entrevista

O principal entrave, conforme o prefeito, é dinheiro. Administrar é harmonizar receitas e despesas, porém, dentro de uma situação adequada. “Os cidadãos, contribuintes, precisam saber que estamos pagando as dívidas dos outros governos, anteriores” – refere o mandatário, salientando que nesses processos há muito dinamismo. Se em uma hora não há um centavo de recursos, em outro, a Prefeitura consegue receber verbas; se em determinado momento a municipalidade está com dinheiro em caixa, pode ocorrer, via judicial, o sequestro de recursos em função de uma dívida ajuizada.

 

“Não gostamos, nem queremos, mas é do processo. Não tenho problema em ser cobrado como Prefeito e estamos buscando sempre atender, visando resolver as demandas da comunidade, mantendo a Prefeitura fora do Cadin – uma espécie de SPC dos municípios – a fim de que, com projetos que estão tramitando nos ministérios, seja possível obter reursos e realizar os investimentos necessários” – sintetiza.

O prefeito faz referência aos principais pontos, cujos resultados da Methodus foram negativos: asfalto e pavimentação; postos de saúde e desenvolvimento econômico e geração de empregos.

No primeiro aspecto, admitindo que gostaria de ter conseguido fazer muito mais nesse segmento, o prefeito ressalta que estão empenhados recursos para a realização de obras de melhoria na infraestrutura viária de diversas ruas, bem como da Camilo Gisler e da Angelo Mello. “São frutos de nossas idas a Brasília e também resultados de trabalhos anteriores, como os recursos originados a partir de emenda da deputada Emilia Fernandes, além dos projetos que estão protocolados nos ministérios” – refere, destacando que há R$ 9 milhões e 600 mil que deverão começar a ser liberados ainda no primeiro semestre de 2012.

Sobre os postos de saúde, o Prefeito afirma que há dificuldades pela falta de profissionais do setor. Confirmou a lotação de mais 30 profissionais de saúde para atendimento nos postos, além de uma série de outros investimentos e, mais recentemente o encaminhamento de procedimentos – inclusive cirurgias – na área de traumatologia, setor que registrava fila de espera de mais de 120 pessoas. Agrega os 200 atendimentos odontológicos diários realizados, além de compra de veículos para a secretaria, inclusive ambulâncias. Também destaca a parceria com a Santa Casa de Misericórdia.

No setor de desenvolvimento, o prefeito Wainer Machado destaca os vários investimentos realizados no município, seja de empresas locais, seja de externas. “Os números de nossa Agência Municipal de Empregos refletem a realidade de um trabalho de prospecção de pessoas e são positivos, mas ela faz apenas o encaminhamento. Há uma enorme demanda por trabalhadores no meio rural, com conhecimento das lides, além de, na construção civil, haver demanda por pedreiros, carpinteiros, armadores de ferro, eletricistas e vários outros. Para aqueles que desejam crescer, há uma infinidade de ações de qualificação das pessoas, pois é necessário que os cidadãos compreendam que o mercado, hoje, é mais exigente. Salários ou vencimentos pagos são compatíveis com as funções, o conhecimento e o grau de instrução” – pontua.

Em investimentos, conforme o Prefeito, há toda a estrutura da eólica, mais recentemente a Cuello, além de várias agroindústrias que começaram a operar, trabalhadores que tornaram-se microempreendedores individuais, como o caso dos camelôs, que deixaram a praça General Flores da Cunha.

O Prefeito concluiu chamando a atenção de que esta avaliação parcial traduz a realidade do momento, confirmando que deverão se registrar números bem diferentes em 2012.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.