Enxadristas de seis países se curvam diante de um madrileño

O espanhol Horário Saldaño conquistou a Copa das Nações de Xadrez Internacional

Jornalista Pedro Nicola, árbitro Figueredo e o campeão Horário Saldaño

Saldaño, o grande vencedor e mais procurado pelos fãs

Diz a sabedoria popular que toda a unanimidade é burra. Porém há exceções e esta pôde ter sido comprovada na disputa da III Copa das Nações de Xadrez Internacional, que ocorreu neste último fim de semana, dias 16, 17 e 18 de dezembro. Se de início, há uns dois ou três meses, quando se anunciava a presença de grandes e idolatrados enxadristas de seis países – muitos jogadores declinaram por entenderem que o evento, que teve o apoio e patrocínio integral da Secretaria de Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (FUNDERGS), seria muito forte e literalmente os afastava a possibilidade de uma premiação honrosa. Este corolário se comprovou quando o Mestre Internacional espanhol e madrileño, Horário Saldaño, literalmente passou o pente fino e sagrou-se campeão soberano deste que foi o maior torneio aberto de xadrez do Mercosul.

Horário Saldaño, com 2453 de Elo, dominou as ações da cobiçada mesa um por longas e duradoras 11 rodadas, quando, inesperadamente, foi surpreendido por um Mestre FIDE com força de 2400 pontos de rating – o que equivale ao poderio técnico de Mestre Internacional. Com esta derrota parecia que os videntes de plantão errariam suas previsões e o todo poderoso espanhol que veio de Madri frustraria a legião de fãs que se formou junto ao Hotel & Pousada zingari-village desde as últimas horas de sexta- -feira (dia 16), quando os mestres começaram a chegar a Sant’Ana do Livramento e o mais assediado não poderia deixar de ser outro – o espanhol.

Até as categorias menores tiveram chance de jogar entre os mestres

Um total de nove Mestres Internacionais e seis Mestres FIDES – da Espanha,Venezuela, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil, participaram da competição. Sendo que dos representantes canarinhos havia muitos jogadores de Santa Cataria e São Paulo.

No entanto, ninguém, no fim das 15 rodadas, foi melhor do que o representante do Continente Europeu. Mesmo o vice- -campeão, o argentino German de La Morte – tendo conquistado o mesmo número de pontos dele – Horario se beneficiou dos critérios de desempates e levou o troféu de campeão da III Copa das Nações de Xadrez Internacional que teve a arbitragem da FEXPAR, promoção da ASX e organização do BFXC.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.