“Erramos quando não discutimos com mais profundidade a lei”. Deputado Marco Maia (PT-RS), sobre a Lei da Ficha Limpa, em campanha para presidir a Câmara dos Deputados

APAGÃO ANUNCIADO

Quem planeja viajar no Natal e no Ano deverá encontrar “um verdadeiro caos nos aeroportos do País”, a previsão é do consultor econômico do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Cláudio Toledo. Outro sindicato, o dos aeroviários, segue na mesma linha de anunciar o apagão aéreo para as festas de fim de ano.

Na opinião das lideranças dos dois sindicatos – dos aeronautas (pessoal que voa) e dos aeroviários (pessoal de terra) – o apagão já estava programado muito antes da greve que poderá ser deflagrada a partir de amanhã e, aí sim, haverá o caos generalizado nos aeroportos de todo o Brasil.

Para os trabalhadores do setor essa história de que a greve é que vai causar o problema nos aeroportos é um discurso terrorista das empresas, segundo Toledo. “As empresas já venderam mais assentos do que comporta a estrutura aeroportuária brasileira”, afirmou. E ele tem razão. O apagão aéreo começou com a venda antecipada de bilhetes muitos meses antes. E Anac será que não fiscalizou e sequer controlou a emissão de passagens acima do limite de nossa frota aérea comercial?

Os aeronautas querem 15% de reajuste e os aeroviários 13%. As empresas insistem em não dar mais do que o INPC dos últimos doze meses: 6,08%. O sindicato patronal se queixa da intransigência dos trabalhadores que teriam interrompido as negociações, mas a presidente do Sindicado dos Aeroviários, Selma Balbino, bate forte: “Eles (os patrões) mentem muito. É o que sabem fazer. Temos todas as atas das reuniões e até concordamos em unificar o pedido em13%”.

Hoje poderá ser um dia decisivo para se evitar a greve das duas categorias, marcada para amanhã. Claudio Toledo diz que ainda há uma última esperança, mas tudo depende das empresas aéreas. Deverá partir dos patrões uma proposta de reajuste que tenha dois dígitos. Logo, se as empresas aéreas oferecerem 10% talvez não saia a greve.

A Assembléia Geral dos trabalhadores está marcada para às 5 horas da manhã de quinta-feira. Se a proposta patronal não tiver dois dígitos, a greve começa uma hora depois, em todo o Brasil. Quem for viajar por perto – Florianópolis, Itajaí, Curitiba – é melhor ir tirando o carro da garagem. O apagão que se verifica hoje, vai se transformar no caos, não duvidem.

NEVE COLABORA

Quem tem viagem marcada para passar o Natal e o Ano Novo na Europa, além do apagão nacional, ainda enfrenta a paralisação dos aeroportos europeus por causas nevascas. Nada está garantido aos que sonhavam com festas de fim de ano e muita neve para ser fotografada.

MALUF NA MIRA

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), diplomado nesta semana depois uma ameaça de enquadramento na lei da Ficha Limpa, não está livre da Justiça. Corre no STF um processo contra ele e seu filho, Flávio, por formação de quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Se for condenado, perde o mandato.

IBSEN PINHEIRO

Já foi dito aqui na coluna e ainda vale a mesma afirmação. Ibsen Pinheiro é o único nome do PMDB gaúcho que poderá devolver ao partido a sua história de lutas pela democracia e sua participação com dignidade na política brasileira da atualidade.

FANTASMA DO PLANALTO? (1)

O ex-deputado Roberto Jefferson continua sendo um bom frasista e um crítico mordaz do presidente Lula. Para Jefferson o presidente Lula terá muita dificuldade em deixar o poder e todas as suas benesses.

FANTASMA DO PLANALTO? (2)

No seu blog, Roberto Jefferson afirma que Lula vai apostar numa crise no próximo governo, algo parecido com o mensalão. E aí, então, Lula voltará como um “salvador da pátria”. E dá uma espetada verbal: “Ele sai, mas o seu fantasma ficará arrastando correntes na Esplanada”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.