Feira de Artesãos confirmada para hoje, com nova montadora

Termo de convênio foi assinado ontem à tarde, no gabinete do prefeito Wainer Machado, por Elesbão com presenças de Solimar Charopen, Sérgio Aragon (Desenvolvimento), Robson Cabral e Dario Madero

A Associação Gaúcha de Artesãos do Sul (Agasul) e a Prefeitura Municipal, com apoio da Delegacia Regional da Secretaria de Estado do Trabalho e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social, protagonizaram a reversão de uma situação que poderia ter deixado mais de 50 artesãos sem possibilidade de comercializar seus produtos. Estava tudo pronto para o I ArteShop – Festival Regional do Artesanato, cujo início estava previsto para dia 18 de dezembro, no largo Hugolino Andrade.

Porém, no momento em que foram constatadas as condições do material de uma montadora que seria contratada para realizar a montagem da área coberta e estandes, o presidente da Agasul, após consultar sua diretoria, decidiu não aceitar a prestação de serviço daquela forma. “Trata-se de dinheiro público. Sempre teremos que tratar questões do gênero com lisura e responsabilidade. Só assim será possível que a cidadania moralize as relações entre a coisa pública e quem presta serviços a ela. Estava tudo fora do projeto original. Havia diferença de metragem, e as condições do material, inclusive de higiene, não condiziam com o que merece o centro de Sant’ Ana do Livramento”- indignou-se o presidente da Agasul, Jorge Elesbão, o Gaúcho.

O secretário geral de governo da Prefeitura, Robson Cabral, procurado pela representação da Agasul no domingo, sugeriu que fosse feita uma nova sondagem junto a empresas do Estado que atuam com esse serviço. Também foi consultado o diretor regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Solimar Charopen, um dos incansáveis incentivadores do setor, o qual pugnou pela manutenção da disponibilidade dos recursos estaduais e sugeriu uma nova formatação para o evento dada a exiguidade de tempo.

A assessoria da entidade realizou vários contatos e na manhã de ontem, dentro dos critérios de lisura e qualidade, firmou parceria com a Eventos AW, de Anderson Weber, da cidade de Formigueiro.

Para a realização do ArteShop, bem como mais uma feira de artesanato em data a ser confirmada, serão repassados R$ 102 mil, através do convênio, seguindo planos de trabalho específicos. 80% dos recursos provêm da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social, enquanto a Prefeitura participará com 20% como contrapartida. De acordo com Robson Cabral, os recursos serão aplicados para viabilizar a execução de Feiras de Artesanato em atenção ao Plano de Trabalho específico, usados na infraestrutura e instalação das feiras para atender demanda do evento, que ocorrerá nos meses de dezembro de 2011 e janeiro de 2012, sendo a primeira entre os dias 20/12/2011 a 24/12/2011 – designada ArteShop, no Largo Hugolino Andrade, em frente ao Parque Internacional e a segunda em data a ser definida em termo aditivo a ser firmado e inserido no convênio.

A Agasul tem 30 dias para realizar a prestação de contas, após o recebimento dos recursos, em relatório específico, devendo manter o notário fiscal e documentação contábil à disposição, caso solicitado.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.