Culto às tradições, cuidados com o meio ambiente nas festas natalinas

A 1ª prenda da 18ª RT participou ativamente do evento na escola Nossa Senhora do Livramento

O Movimento Tradicionalista Gaúcho foi a escola em Sant’Ana do Livramento no fim de semana

 

Com o objetivo de demonstrar a importância e o significado dos Festejos Natalinos e a possibilidade de, nestas festas, também cuidar do Meio Ambiente, cultuando as tradições do Rio Grande nos diversos aspectos que envolvem os festejos, foi desenvolvida, pela 1ª Prenda da 18ª Região Tradicionalista, Raquel Pinheiro, o Projeto “MTG Vai à Escola”, encerrado no dia 16 de dezembro, na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Livramento, com apoio das demais Prendas do CTG Fronteira Aberta, DTG Lenço Branco e CTG Jaime Caetano Braum.

A iniciativa tem como tema central, o tema quinquenal do MTG: “Tradição é Preservar: MTG em defesa do Meio Ambiente” e o tema anual do MTG 2010: “MTG, CTG e Você Fortalecendo as Raízes das Tradições Gaúchas”, sob o título: “Preservando o Meio Ambiente nos Festejos Natalinos”.

Ações

A primeira ação do projeto ocorreu do mês de outubro até a primeira quinzena de novembro, junto à turma da 6ª série 1, para a qual foi apresentada a importância da Preservação do Ambiente Natural, quais os tipos de poluição e de que forma podemos contribuir, seguido da abordagem específica aos Festejos, em especial os Festejos Natalinos, os significados deste período tão especial na vida da humanidade, crendices e superstições relacionadas, e principalmente como comemorar os Festejos Natalinos, tendo cuidados com a Preservação Ambiental e o reaproveitamento de material reciclável.

A segunda ação – ponto culminante das atividades do Projeto – foi a Oficina Natalina, demonstrando as possibilidades de desenvolver atividades e diversos trabalhos cuidando do Meio Ambiente, em uma época mágica do ano, o Natal. Contou com uma exposição de trabalhos dos alunos, todos com material reciclável, bem como uma cantata de Natal apresentada pelos mesmos, acompanhados no instrumento (gaita) pela idealizadora do Projeto.

“Foi de extrema importância a presença da comunidade escolar, alunos, professores, pais, prestigiando a apresentação e, principalmente, a parceria dos alunos da 6ª série 1 e da Professora Kelly Bitante”, destacou Raquel.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.