O verdadeiro sentido do Natal e seus símbolos

Maria Isabel Gonzalez, cliente da Casa China

Segundo a tradição católica, hoje é o dia de começar a enfeitar os ambientes

O Natal está chegando, e com a data, as famílias reúnem-se, as mesas estão fartas, momentos de alegria enchem a vida dos brasileiros. Para os comerciantes, é a época de melhor venda; para as igrejas, o nascimento de Jesus Cristo; para as crianças, a expectativa de ganhar o presente mais sonhado do ano. Cada instituição, organização e pessoa tem sua própria compreensão e entendimento sobre o significado do Natal. Todo o contexto, no entorno da data, traduz, seja em casas e empresas enfeitadas; em celebrações católicas ou mesmo ecumênicas, aquela que é considerada a segunda maior festa do ano.

Segundo o Padre Roberto Carlos, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a partir de hoje, dia de São Nicolau, as pessoas começam a realizar a confecção do presépio, com o objetivo de aguardar a chegada do Natal com tudo pronto. “O presépio foi uma criação de São Nicolau para homenagear Jesus Cristo, utilizando os símbolos da natureza. O enfeite das casas, então, se dá nesta dimensão, esperar alguém, uma visita, é o dia do Salvador”.

Segundo o pároco, o dia 6 de dezembro foi escolhido para a montagem do presépio em uma referência a São Nicolau, que auxiliava as famílias mais pobres, dando às crianças, presentes, e com isso, surgiu a tradição do Papai Noel. “Apesar do presépio ser montado a partir de hoje, o menino Jesus só é colocado nele no dia 24 de dezembro. Há também, o período de espera, o Advento, que são esses quatro domingos antes do Natal. E nós estaremos realizando, no dia 24 de dezembro, a partir das 20h, a Missa do Galo na Paróquia”, informou o Padre. 

Monica Rissotto já garantiu o presente do filho

Os símbolos do Natal e seus significados:

PINHEIRO: É a vida, paz, esperança e alegria;

PRESÉPIO: Momento e ambiente em que Jesus Cristo nasceu;

PAPAI NOEL: Representa São Nicolau, que dava presentes para as crianças carentes no dia de Natal;

ESTRELA: Guiou os três Reis Magos até o local de nascimento do menino Jesus;

SINOS: Anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador;

VELAS: A luz das estrelas que guiaram os Reis Magos;

Marcia Antunes, gerente da Casa China

BOLAS: Fruto da “árvore da vida”. 

O Natal influencia no comércio, sendo que as lojas da Fronteira já se preparam com preços acessíveis, ofertas e produtos diferenciados. Algumas delas têm mais movimento, outras um pouco menos, mas todas esperam a mesma coisa: muito movimento e variedades de produtos para os clientes presentearem os familiares, amigos mais distantes ou colegas.

O proprietário e gerente da Casa dos Presentes, Neimar Milan Pinheiro, declarou que as vendas iniciam bem, pois os clientes já estão à procura dos presentes, há duas semanas. “Os produtos mais procurados são os licenciados, como a linha da Barbie, Galinha Pintadinha, Monster High, dentre outros. Mas a motoca, bola, boneca, bicicleta, 

Neimar Milan Pinheiro, proprietário da Casa dos Presentes

sempre vendem bastante. Procuramos também facilitar o pagamento para os clientes, com um preço acessível, e ofertas para alguns produtos específicos. Espero que as vendas aumentem”, afirmou o comerciante.

A gerente da Casa China, Márcia Antunes, afirmou que o movimento na Loja ainda está fraco, e que os clientes ainda não estão procurando as opções para presente. “Espero que as vendas aumentem, pois estão muito lentas ainda. Mas, durante a época do Natal, os clientes procuram muitos produtos, como bijouterias, brinquedos e opções pra amigo secreto”. Segundo ela, a loja está com uma promoção solidária, em que o cliente compra qualquer valor, preenche o cupom e concorre a um vale compras no valor de R$ 50,00 e ainda ajuda uma creche de Livramento. “Nós procuramos uma de cada bairro, para incentivar as pessoas a comprarem e serem solidárias. A creche mais votada vai ganhar brinquedos neste Natal”, afirmou a gerente.

Segundo cliente da Casa dos Presentes, Mônica Rissotto, que a três semanas do Natal já garantiu o presente do filho, percebeu muitas opções na loja. “Decidi comprar um jogo de montar para ele, pois tem apenas um ano e meio, então, achei interessante. Também vi variedades como carros de brinquedo, piscina, mas por ser pequeno, optei por levar este brinquedo”, afirmou ela.

A cliente da Casa China, Maria Izabel Gonzalez, relatou que procura bom atendimento, variedade nos produtos e qualidade. “Na Casa China, encontro sempre o que procuro, pois meu tempo é pouco. Procuro geralmente, enfeite, joias, pingentes, relógios, enfim, muitas coisas”, afirmou ela.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.