Chuvas esparsas amenizam as preocupações dos produtores

Produção de forrageiras registra melhores condições com a incidência das recentes chuvas

Os últimos dias foram comemorados pelos produtores rurais em todas as localidades da região. Motivo: chuva, pois a estiagem já estava se fazendo sentir, sobretudo no que tange à produção de forrageiras. Pelo menos até quarta-feira, os dias que passaram foram de tempo relativamente seco na maioria das regiões do Estado, apesar de terem ocorrido chuvas esparsas e nublados com pequenas garoas em muitos municípios, mas distribuídas de forma muito irregular com intensidade muito variável. A preocupação com a estiagem se generaliza entre os produtores rurais, pois a falta de água está afetando o desenvolvimento das lavouras e pastagens.

Já se registram perdas de produção em vários municípios e os primeiros pedidos de Proagro estão surgindo, especialmente para a cultura do milho, espécie de ciclo mais curto. As temperaturas também variaram bastante, apresentando muito calor durante o dia e quedas durante as noites, que, com a presença de ventos, aceleram as perdas de água por evapotranspiração. As forrageiras naturais dos campos nativos se ressentem da falta de umidade do solo, assim como as pastagens cultivadas anuais e perenes verão, tais como tifton, milheto e sorgo forrageiro, que têm sua taxa de crescimento vegetativo e a capacidade de rebrote reduzidas.

As lavouras de milho destinadas à produção de silagem também foram afetadas pela deficiência de água, afetando a produção inicialmente esperada. Em todos os recantos do Estado, aumenta a expectativa dos produtores rurais pela ocorrência de chuvas nos próximos dias, o que poderá amenizar as perdas decorrentes da estiagem, as quais ainda não foram quantificadas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.