ADVENTO, PREPARAÇÃO PARA O NATAL

Na nossa sociedade dominada por interesses econômicos. O Natal está profano pela exploração comercial. Tornou-se uma das datas de promoção de venda. Perdeu-se a dimensão cristã do ministério da vinda de Salvador. O símbolo dominante é a figura do Papai-Noel, réplica secularizada de São Nicolau, venerado popularmente como doador de presentes para crianças.

A propaganda comercial antecipa o Natal para ampliar o período de vendas. Desde o início de dezembro, shoppings, vitrines de lojas, praças públicas, meios de comunicação social apresentam efusivamente imagens e músicas de Natal, atropelando o tempo de Advento, que não é Natal, mas preparação para o Natal

Advento, tempo de preparação para o Natal, e não antecipação do mesmo. Recordamos a alegre expectativa messiânica do povo do Primeiro Testamento. Colocamo-nos na perspectiva dos profetas Isaías, Oséias, Jeremias, e outros que ansiavam pela presença de Deus na história para dar-lhe novo rumo e sentido. Entramos na trajetória e expectativa do Salvador, que virá para nos ajudar a viver melhor, dando um destino eterno à humanidade. Também é um tempo de recordar a segunda vinda, para a qual nos preparamos durante toda vida.

O Natal é chamado de Deus para cada um de nós e para nossa sociedade. Os cristãos recebem de Cristo a missão de fazer acontecer o novo neste tempo maravilhoso.

Os encontros de Advento ou Novena de Natal, como alguns gostam de dizer, ajudam-nos a revelar Deus entre nós. Ele não só se torna presente, mas é um presente, o grande dom. E felizes somos na medida em que o acolhermos em nós, em nossa família, em nossa comunidade.

Qual será, pois, o presépio ou a manjedoura que vamos montar? As nossas limitações, as nossas fraquezas e doenças, mas sobretudo nossos anseios, nossas lutas, nosso amor, construirão esta casa, este lar para Jesus.

Desse modo a vida acontecerá, o céu se iluminará, a terra florescerá e o povo recuperará a esperança.

Na Paróquia Sant’Ana o tema que as famílias vão rezar nos seus encontros é:

“Em Belém nasceu Jesus, o Cristo”

Preparamo-nos, pois para esta chegada com alegria, paz, fraternidade convidando nossos amigos, vizinhos e até mesmo conhecidos para um “FELIZ NATAL” em que Cristo seja verdadeiro dono da festa.

 

Maria do Carmo Osório Jorgens

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.