Associação Santanense de Medicina comemora seus 80 anos de fundação

Durante o evento, foi lançado projeto em prol dos Bombeiros, para aquisição de um desfribilador, em conjunto com a ACIL

Evento foi realizado no salão da Unimed, onde o presidente da Associação, Dr. Carlos de Moura (ao centro), prestou homenagens ao sócio mais antigo, Nilo Padilha, (à esq.), e ao presidente mais antigo, Getúlio Neves (à direita). Para a ex-presidente Maria Cristina Fervenza, (ao lado de Juan Marco), foi realizado descerramento de placa junto ao quadro de presidentes

A Associação Santanense de Medicina (ASM) celebrou na noite de ontem (07), no salão multiuso da Unimed Região da Fronteira, os seus 80 anos de fundação. O evento teve início por volta das 20h30, com a presença de associados, convidados especiais, autoridades de Livramento e seus familiares.

Na oportunidade, a Associação Santanense de Medicina lançou em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Livramento (ACIL) e Jornal A Plateia, o projeto “Doação de Desfibrilador”, o qual tem o objetivo de arrecadar fundos para a compra e posterior doação do respectivo aparelho externo automático (DEA), ao Corpo de Bombeiros de Livramento.

Durante entrevista realizada no programa Canal Livre, da RCC FM, na tarde que antecedeu ao evento, o presidente da Associação Santanense de Medicina, Dr. Carlos de Moura, destacou que o projeto visa qualificar o atendimento às urgências e emergências pré-hospitalares realizado pelo Corpo de Bombeiros na cidade, especificamente nos casos de parada cardíaca. Além de poder contar com o desfibrilador, a equipe de socorristas será treinada para a correta utilização do DEA. “Este projeto nasceu na gestão da presidente Maria Cristina Fervenza, que sempre esteve preocupada com as questões de urgência e emergência, especialmente do Corpo de Bombeiros, que realiza o respectivo trabalho diariamente; então tomei a ideia adiante”, destacou o atual presidente.

Ainda conforme o referido projeto, a arrecadação será coordenada pela ACIL e terá prazo suficiente para atingir o valor necessário, onde serão aceitas doações de pessoas físicas e jurídicas da sociedade. Já com relação ao treinamento da equipe de socorro do Corpo de Bombeiros, este será de responsabilidade da ASM.

O presidente da associação informou, ainda, que o aparelho é um desfribilador externo automático de fácil manejo, que vem sendo utilizado em situações de parada cardíaca constatadas em atendimentos a nível pré-hospitalar, no valor de aproximadamente R$ 3,5 mil.

A doação será realizada assim que o aparelho for adquirido, em ocasião que será determinada pelos promotores da campanha e pelo Corpo de Bombeiros.

Durante o coquetel realizado na noite de ontem, o médico Getúlio Neves falou sobre o resgate histórico da Associação Santanense de Medicina, que foi fundada em 7 de dezembro de 1931 como Sociedade Santanense de Medicina. A explanação ocorreu durante homenagem recebida como o presidente mais antigo da Associação, assim também como foi homenageado o sócio mais antigo, Nilo Padilha.

A associação possui, atualmente, 100 associados e cerca de 110 médicos, e mantém sua sede junto ao complexo da Unimed Região da Fronteira, com acesso pela rua Sete de Setembro.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.