“O futuro do PSDB é mais incerto do que do euro”. Fernando Henrique Cardoso, preocupado com o seu partido

PONT FORA DA DISPUTA

O deputado estadual Raul Pont desistiu de concorrer internamente no seu partido como pré-candidato à sucessão de José Fortunatti, no ano que vem. Assim, o outro pretendente, Adão Villaverde, atual presidente da AL, fica solito e deverá ser homologado com candidato do PT à Prefeitura de Porto Alegre.

Mas o que teria levado Raul Pont a desistir? Seguramente foi não ter a maioria do partido, possibilidade que ele jamais cogitara quando aceitou entrar na disputa pela candidatura. Pont já foi prefeito de Porto Alegre e sua administração não se caracterizou por alguma grande obra. Pensou que poderia voltar a governar a capital gaúcha, mas a política, como tudo na vida, também traz surpresas mesmo daquelas áreas onde se pensa que está tudo sob controle.

Adão Villaverde entrou disposto a ganhar internamente a preferência dos filiados e conseguiu o seu intento. Villaverde é amigo pessoal do governador Tarso Genro e isso deve ter pesado nas ponderações da militância. Esta amizade proporcionou-lhe 184 adesões contra 161 dadas a Raul Pont.

O quadro político de Porto Alegre ainda poderá se modificar radicalmente, caso o ex-presidente Lula interfira no processo como fez em São Paulo determinando o afastamento de Marta Suplicy em favor do seu candidato a prefeito, o ministro da Educação Fernando Haddad.

Amigos que freqüentam o apartamento de Lula têm confidenciado que o ex-presidente gostaria de ver o PT apoiando a candidatura de José Fortunatti, recebendo em troca a vaga de vice-prefeito e, em caso de vitória, algumas secretarias e a garantia de maioria na Câmara de Vereadores.

Resta saber se a vontade de Lula será apenas um desejo pessoal, ou se a mesma se transformará num édito petista que sequer aceitaria o contraditório. E como reagiria o governador Tarso Genro diante de uma sugestão de Lula para que o PT abra mão de uma candidatura majoritária em Porto Alegre.

É bom não esquecer que a eleição na capital gaúcha sempre tem influência na eleição estadual, dois anos depois. 

PRECATÓRIOS

O deputado estadual Frederico Antunes (PP) está coordenando a Frente Parlamentar dos Precatórios Judiciais. Ele acredita que se o Poder Legislativo entrar na luta em favor de milhares de pessoas que esperam receber seus precatórios “será possível encontrar alternativas para o pagamento dessas pendências”.

TRISTE IRONIA (1)

Ana dos Santos Silva, 72 anos, recebeu um diagnóstico doloroso do Hospital Municipal de Santo André (SP): câncer na língua e na garganta.. A cirurgia foi marcada para o último dia 23 de novembro, mas cancelada por falta de material cirúrgico.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.