Seis mil santanenses participaram da eleição de prioridades locais

Quatro demandas privilegiavam Livramento e foram motivo da adesão à Participação Popular Cidadã

Local de votação na avenida Tamandaré, sob coordenação de policiais militares, esteve entre os mais movimentados da cidade

clique na imagem para ampliar

A mobilização foi intensa pelas ruas da cidade. Durante todo o dia, quase seis mil cidadãos santanenses compareceram nas 29 urnas fixas, espalhadas pelo município, ou itinerantes, que percorreram também os bairros mais distantes e a zona rural. Também foi possível votar pelo site www.parti cipa.rs.gov.br. Tudo isso tinha um objetivo: garantir que Sant’Ana do Livramento obtenha espaço no Orçamento do Estado em 2012. Ao todo, a votação resultou perto de 20 mil votos em prioridades, batendo os recordes do ano passado.

Os votos eram direcionados – depois de discutir as propostas apresentadas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede/Fronteira Oeste), o Conselho Municipal elegeu as quatro que mais priorizavam o município: 1, 2, 3 e 4. “E a maioria dos votos foi nessas quatro questões”, comemora o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Sérgio Aragón, secretário municipal de Desenvolvimento.

As quatro prioridades somam quase R$ 1,5 milhão em investimentos nas áreas de Agricultura, Saúde, Educação e Segurança Pública em Livramento. Outras sete propostas poderiam ser votadas – destas, apenas três previam recursos também para Livramento, em saúde, água nas propriedades e frentes emergenciais de trabalho. Para votar, os cidadãos assinalaram um documento de identidade e destacaram os números escolhidos.

A votação foi mais uma etapa do processo da Participação Popular Cidadã – procedimento que já se chamou Orçamento Participativo, no governo Olívio Dutra, e Consulta Popular, no governo Yeda. As primeiras foram o alinhamento das propostas e discussão nas audiências públicas regionais, ocorridas no fim de julho. Agora, as questões mais votadas por toda a regional Fronteira Oeste serão incluídas no Orçamento 2012. Um exemplo desse tipo de investimento foram os recursos liberados recentemente às escolas santanenses – previstos pelo Corede no ano passado e votados pela população. A votação aconteceu em todos os municípios do Estado, no dia de ontem, organizadas pelos Coredes de cada região.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.