Mercadorias

A partir do momento em que as festas de Natal e Fim de Ano se aproximam, há uma tendência natural ao consumo e as empresas prepararam suas estratégias para confirmações de negociações com os clientes. Essa é uma lógica que não falha e, em muitos segmentos, trata-se do período mais fértil em termos de retorno comercial. É prudente, entretanto, analisar que um dos círculos da economia tende a crescer a partir do emprego, mesmo temporário, de novos funcionários nas empresas.

Se as lojas ofertam mercadorias e serviços, o trabalhador também o faz. Karl Marx (1818-1883) designara a força de trabalho como sendo a mercadoria vendida pelo trabalhador. É possível dizer que dentre as diferentes mercadorias, a força de trabalho fora definida como uma mercadoria especial, tendo uma utilidade peculiar.

A questão é que a partir dessa mercadoria, fica evidente a circulação do capital e, nessa seara, estabelece-se um círculo virtuoso: com trabalho remunerado há geração de renda, a qual permite a aquisição de mercadorias. Estas, uma vez pagas, originam lucro-custo para o vendedor que, por sua vez, paga-lhes o custo e utiliza o lucro, seja em reinvestimento, novas aquisições, pagamento a outros fornecedores ou, mesmo, a tão criticada acumulação de capital.

Com a licença do conceito metafórico para mercadoria, essas relações, mesmo que em alguns casos conturbadas, são impulsionadoras das economias. No aspecto local, tem-se uma imagem de Sant’Ana deprimida e Rivera cintilante. O negativo profundo e o positivo resplandecente. Há, a bem da verdade, um pouco disso, sim; mas não na escala que o negativismo preceitua, ou na do otimismo exacerbado.

O realismo, pontual, preciso e linear, com a imparcialidade imprescindível, reporta que há diferenciais. Em que pese a distância abissal entre quem tem e quem não tem recursos, há movimentação de negócios, o que elimina o pensamento de estagnação e, portanto, negativismo está eliminado. Nessa mesma lógica, as vendas, empregos e circulação de dinheiro não é o que poderia ser, o que também desacerba o otimismo em demasia.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.