Governador promove carne ovina e vinhos gaúchos no I Encontro Íbero-Americano

Carne ovina, típica da fronteira é prato requintado internacionalmente

Por sugestão do conselheiro santanense, Atílio Ibargoyen, o governador Tarso Genro ofereceu um jantar tendo como cardápio carnes ovinas, doces tradicionais de Pelotas, vinhos e espumantes disponibilizados por fornecedores gaúchos.

Os produtos foram oferecidos na noite de quinta-feira (1/12) às autoridades que participam do I Encontro Íbero-Americano de Conselhos Econômicos e Sociais. A intenção foi promover a produção gaúcha para diferentes países que integram a atividade.

“Os convidados apreciaram muito os pratos. Os objetivos foram atingidos”, disse Ibargoyen, aplaudido pela iniciativa pelos que degustaram o cardápio preparados pela chefe de cozinha do Palácio Piratini, Jussara Dutra.

A ideia foi apresentada por Ibargoyen ao secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcelo Danéris, natural de Bagé, que encampou a sugestão com o apoio do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi. “Existe um grande mercado de consumo de carne ovina. É importante que este produto de qualidade seja conhecido”, conclui o conselheiro.

Costela de cordeiro foi um dos cortes apresentados durante o jantar

Entre os pratos servidos, estavam pernil de cordeiro desossado, linguiça de cordeiro com alecrim e sementes de girassol, acompanhado de geleia de pimenta vermelha com laranja e pesto de hortelã, além de farofinha. A seguir, foi servida uma entrada com salada de folhas, com tomate e orégano. O prato principal foi carré de cordeiro e purê de mandioquinha, finalizando com doces de Pelotas como sobremesa. Os pratos foram harmonizados com dois vinhos e um espumante produzidos na Serra gaúcha.

É o segundo jantar articulado por conselheiros para promover a carne gaúcha, dentro do programa A Melhor Carne do Mundo.

Destaque

O RS é o maior produtor de ovelhas do Brasil. Além de possuir o maior rebanho, que chega a ¼ do total de cabeças do País, o Estado é o maior exportador de carne ovina e o que possui o maior número de frigoríficos de abate. De acordo com dados do IBGE de 2010, o rebanho ovino gaúcho estava próximo de quatro milhões de cabeças.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.