Império comemora Dia Nacional do Samba com festa neste domingo

A Escola de Samba Império da Zona Sul comemora, neste domingo, com uma grande festa em sua quadra de ensaios, na Rua Dr Gonzáles – 278, o Dia Nacional do Samba, que transcorreu na última sexta-feira, dia 2 de dezembro.

O presidente da Império, Dagberto Reis, está convidando a comunidade para prestigiar o evento, que tem início previsto para as 18h e que contará com diversas atrações, entre elas a dupla Willian e Xandy do Cavaco, além da mini-bateria da Império e a tradicional roda de samba, com a participação de todas as escolas de samba da cidade, cujos dirigentes estarão recebendo o troféu “Anel de Bamba”. “Esta é uma forma de homenagearmos aqueles que mantêm vivo o samba, como um dos ritmos musicais mais cultuados em toda a história da cultura brasileira e mundial”, afirma Dagberto Reis, lembrando que o samba teve o seu Dia Nacional instituído em 1963 e marcado com comemorações em praça pública desde 1972.

O motivo é curioso: Ary Barroso, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana.

Mas na primeira vez que ele pisou em Salvador, em um dia 2 de dezembro, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, como uma forma de homenagear o compositor. A partir desse acontecimento, a data se tornou um dia para se comemorar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros. Em Sant’Ana do Livramento, um grupo de carnavalescos liderados por Jorge Teixeira e Paulo Roberto “Galo” Ilha decidiram no ano de 2009 também comemorar o Dia Nacional do Samba, outrora restrito a algumas capitais, como Salvador e Rio de Janeiro.

O evento aconteceu no Bar Taberna, repetindo-se em 2010, homenageando sambistas da cidade que, com seu trabalho, contribuem para a continuidade deste gênero musical como uma marca cultural do povo brasileiro. Para este ano de 2011, com a devida licença dos primeiros organizadores do evento em Sant’Ana do Livramento, a direção da Escola de Samba Império da Zona Sul, decidiu encampar a realização da festa do Dia Nacional do Samba, cumprindo com o propósito de não apenas comemorar a data, mas estreitar os laços de fraternidade entre os carnavalescos do município das mais diferentes gerações.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.